PRÉ-SAL ATRAI FABRICANTE DE DIRIGÍVEIS DA RÚSSIA | Petronotícias




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PRÉ-SAL ATRAI FABRICANTE DE DIRIGÍVEIS DA RÚSSIA

Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) – 

De olho no setor de exploração das bacias do pré-sal, a RosAeroSystems, empresa russa que fabrica dirigíveis, pretende aumentar seus negócios no Brasil. Segundo o representante da empresa no país, Alexey Lazarev, os dirigíveis podem ser úteis para o transporte de equipamentos e de pessoal para as plataformas. Lazarev afirma que a empresa, ainda com poucos negócios no Brasil, tem planos para a produção de dirigíveis no país em larga escala, tanto para uso doméstico quanto para exportação, aproveitando um acordo russo-brasileiro de cooperação científica e de transferência de tecnologias.

Que tipos de equipamentos da RosAeroSystems são utilizados nas atividades do setor de óleo & gás?

Nossos aparelhos são eficazes para exploração, transporte e pesquisa no setor de óleo & gás. Dirigíveis nossos, de vários tipos, movem pesos de 70 toneladas e já temos projetos para aumentar essa capacidade para 170 toneladas. Esses dirigíveis são muito eficazes para substituir equipamentos, já que não há como fazer isso utilizando helicópteros, por exemplo, que transportam, no máximo, 20 toneladas.

Quanto custam o aluguel e a venda de um dirigível que transporta 70 toneladas?

O preço de cada dirigível é calculado conforme a configuração feita na base do pedido do cliente, mas de toda forma é de duas a três vezes mais baixo que o preço de aviões e helicópteros análogos, caso haja. É importante levar em conta a correlação tonelada/km que, no caso de aplicação de dirigíveis, fica na mesma faixa, ou até maior, que a do uso correspondente de caminhões de grande porte (40 t).

Além de mover cargas, quais são os outros usos para os dirigíveis da RosAeroSystems nesse setor?

Devido a seu raio de ação muito grande, eles servem, também, para o transporte de pessoal para os campos do pré-sal, que estão muito longe da costa.

Que tipos de empresas já demonstraram interesse nos dirigíveis da RosAeroSystems?

A EBX, a Petrobrás e algumas elétricas já demonstraram interesse. Eu tenho a informação de que a Petrobrás já afirma, internamente, que não se pode descartar o uso de dirigíveis nas atividades offshore.

Para que tipos de serviços a RosAeroSystems já forneceu dirigíveis no Brasil?

São negócios ainda muito casuais, estamos em uma fase de preparação. O Brasil ainda utiliza os dirigíveis de aluguel dos EUA. Acreditamos que a demanda brasileira chegará a 500 dirigíveis nos próximos anos e que nós teremos condições de fornecê-los.

A empresa fabrica dirigíveis no Brasil?

Devido a um acordo Brasil-Rússia, também podemos fabricar dirigíveis aqui para exportar. A RosAeroSystems está se preparando para criar uma joint-venture no Brasil, que fabricará dirigíveis na base de transferência de tecnologias.

Existe algum projeto para o país no curto prazo?

Prefiro não anunciar detalhes da parte brasileira agora, visto que é um assunto delicado. Temos três projetos de dirigíveis de 15, 55 e 170 toneladas. A engenharia deve ser desenvolvida passo a passo, do mais simples para o mais complexo, mas não há limites para o aumento da capacidade.

Em que áreas relacionadas à energia os dirigíveis podem ser aplicados?

Os dirigíveis são usados no controle de linhas de transmissão, na construção de linhas elétricas e no transporte de equipamentos para as centrais elétricas, como uma torre de apoio, por exemplo. 

E os outros usos, em geral, para os dirigíveis?

Podem ser usados para segurança e turismo. Temos dirigíveis que funcionam como hotéis voadores, com capacidade de percorrer 5.000 km ininterruptos, distância maior que a extensão do território brasileiro, tanto de norte a sul quanto de leste a oeste, a uma velocidade de 200 km/h.

Em quais países a RosAeroSystems tem mais mercado atualmente?

Muito em devido ao lobby da aviação, nós, infelizmente, ainda não atingimos uma produção significativa de dirigíveis. Temos cerca de 100 pelo mundo. A maior parte está na Rússia, na França e no Canadá, mas outros países, como China, Índia e Indonésia, também têm manifestado interesse. Precisamos elevar nosso patamar para uma produção em cadeia.

Qual a dimensão dos impactos ambientais causados pelo funcionamento dos dirigíveis?

Enquanto os helicópteros podem voar por três horas, consumindo 2.100 litros de combustível, os dirigíveis podem voar por 24 horas, gastando cerca de 1.150 litros, e quase não poluem o ambiente. Os dirigíveis não precisam da mesma estrutura que os aviões, que necessitam de pistas, e também não causam a mesma poluição sonora.

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DanielGustavoMaria Antonia Recent comment authors
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Maria Antonia
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Maria Antonia

Muito interessante esta reportagem, jamais poderia imaginar que um dirigível pudesse ter tanta modernidade.
Quanto à segurança dos vôos pode se comparado aos helicópteros e aviões?

Gustavo
Visitante
Gustavo

Trabalho com dirigiveis no Brasil a mais de uma decada, e posso te afirmar que o voo dessas aeronaves é bem mais seguro, pois são mais leves que o ar. Quer dizer, se os motores apagarem ela nao cai. E quanto a furos e vazamentos de gas Helio no envelope, eles só são detectados apos muito tempo de acordo com leituras de equipamentos e outras variaveis. Resumindo: O voo é muito seguro, é de baixo custo, e o Brasil ja esta até atrasado nesse seguimento!

Daniel
Visitante
Daniel

Srs.
Vejo o trajeto terrívelmente longo e custoso do escoamento de pordutos de nossa nova fronteira agrícola do centro-oeste até o já saturado porto de Santos, pergunto cadê os dirigíveis ? transportando rápido,barato e direto nos porões dos navios,sem necessidade de atracação do navio no porto , descarregando diretamente nos porões. Sou antigo e grande propagador e defensor dos dirigíveis para transporte de carga e de pessoas em grandes e pequenas distâncias .