NAO DELETAR
HMFLOW

VENEZUELA FECHA ACORDOS COM BP E ENI PARA AUMENTAR SUA PETRÓLEO

A gigante italiana de energia Eni fechou um acordo com o Ministério de Hidrocarbonetos da Venezuela e a estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), como parte de um esforço do governo de Caracas para reabrir seu setor de energia ao investimento estrangeiro. A parceria foi acertada durante reunião com Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, Claudio Descalzi, CEO da Eni, a ministra de Hidrocarbonetos, Paula Henao, e do CEO da PDVSA, Héctor Obregón.

A empresa italiana atualizou a liderança venezuelana sobre suas atividades atuais no país e apresentou perspectivas e oportunidades. A Eni também firmou um acordo programático com o Ministério de Hidrocarbonetos e a PDVSA para relançar atividades petrolíferas, especificamente no projeto Junin-5, no qual a estatal venezuelana detém 60% de participação e a Eni possui os 40% restantes.

Localizado na Faixa do Orinoco, o ativo é considerado um campo de petróleo pesado, com cerca de 35 bilhões de barris de petróleo in place certificados. A companhia europeia também participa do desenvolvimento de projetos de gás natural e opera o campo Perla, na licença Cardón IV, por meio da empresa Cardón IV, controlada em partes iguais pela Eni (50%) e pela Repsol (50%).

Considerado o maior campo offshore de gás já descoberto na América Latina, o ativo está localizado no Golfo da Venezuela. A Cardón IV assinou recentemente um acordo de sustentabilidade com o objetivo de manter e relançar a produção de Perla, ampliando os volumes destinados ao mercado doméstico e criando oportunidades para futuras exportações.

Além disso, a britânica BP também assinou um memorando de entendimento para que a empresa explore gás na área offshore de Loran. “O retorno da BP é um sinal claro do futuro que queremos traçar para a Venezuela e para as relações energéticas internacionais — relações baseadas no respeito, na cooperação fundamentada em uma abordagem de ganho mútuo e em benefícios compartilhados que contribuam para o desenvolvimento do povo venezuelano”, disse Rodríguez durante uma breve cerimônia de assinatura nesta quarta-feira (29), transmitida pela televisão estatal.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários