ARGENTINA CONCEDE EXTENSÃO DA LICENÇA PARA A USINA NUCLEAR ATUCHA II OPERAR ATÉ MAIO DE 2036
A Autoridade Reguladora Nuclear da Argentina renovou a licença de operação da Usina Nuclear de Atucha II até maio de 2036. O processo de renovação incluiu a apresentação de documentação técnica, avaliações regulamentares e inspeções destinadas a verificar o cumprimento das condições para garantir o funcionamento seguro e confiável da usina durante o período de 10 anos. O presidente da Nucleoeléctrica, Juan Martín Campos, disse que “A renovação desta licença representa o reconhecimento das capacidades técnicas e operacionais desenvolvidas pela Nucleoeléctrica para garantir uma operação segura e confiável, alinhada aos mais altos padrões regulatórios… este novo período de licenciamento nos permite consolidar ainda mais o papel estratégico de Atucha II no sistema energético argentino e projetar o desenvolvimento do setor nuclear nacional em um contexto de crescente demanda global de energia”.
Atucha II é um reator de água pesada pressurizada de 693 MWe, encomendado em 1979. Foi um projeto da Siemens, uma versão maior da primeira unidade de Atucha, e
sua construção começou em 1981 por uma joint venture entre a Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina e a União Siemens-Kraftwerk da Alemanha. No entanto, o trabalho avançou lentamente devido à falta de verbas e foi suspenso em 1994, quando a usina estava 81% concluída. Em 1994, a Nucleoeléctrica Argentina foi criada para assumir as usinas nucleares da CNEA e supervisionar a construção de Atucha II. Em 2003, os planos para a conclusão de Atucha II foram
apresentados ao governo. O governo anunciou um plano estratégico em agosto de 2006 para o setor de energia nuclear do país, incluindo a conclusão de Atucha II. A unidade foi efetivamente concluída em setembro de 2011. A primeira criticidade foi alcançada no início de junho de 2014, e a conexão à rede elétrica ocorreu ainda naquele mês, com a potência máxima em fevereiro de 2015.
Em dezembro de 2015, a Autoridade Reguladora Nuclear (ARN) concedeu uma licença de operação condicional para Atucha II até maio de 2016 e emitiu sua licença inicial de cinco anos em 26 de maio de 2016, após a conclusão de um programa de testes, treinamento e outras ações. A primeira prorrogação, de dois anos, foi concedida em maio de 2021, mas a unidade foi desligada
em outubro de 2022 para reparos, após a descoberta de que um dos quatro suportes internos do reator havia se desprendido e se deslocado de sua posição original. Isso levou a ARN a emitir uma segunda prorrogação de curto prazo até 26 de maio de 2024, para que a Nucleoeléctrica Argentina pudesse “implementar ações corretivas de melhoria”. Após verificar que a Nucleoeléctrica havia implementado essas ações “em conformidade com os requisitos de segurança estabelecidos”, o órgão regulador autorizou o retorno da unidade à operação em agosto de 2023, após uma paralisação de 10 meses. Em março de 2024, emitiu uma licença renovada para a Nucleoeléctrica Argentina para a operação da segunda unidade da usina nuclear de Atucha até 26 de maio de 2026, marcando seus primeiros 10 anos de operação comercial.

publicada em 25 de maio de 2026 às 12:00 




