BRATECC REALIZA PALESTRAS EM HOUSTON SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ÓLEO E GÁS
Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) –
Organização incentivadora de negócios entre empresas brasileiras e americanas, a Bratecc promove, no dia 8 de maio, durante a OTC 2013, mais uma edição do evento “Bratecc Offshore”. A programação inclui a diretora geral da ANP, Magda Chambriard, como principal palestrante, e apresentações de mais cinco executivos, todos com temas de importância para a indústria de óleo e gás. O evento deve atrair uma audiência de cerca de 350 pessoas. Segundo o diretor-executivo da organização, Cid Silveira, o evento vai discutir assuntos como oportunidades e soluções para a indústria de Óleo & Gás do Rio de Janeiro, financiamento da indústria brasileira de Óleo&Gás, desafios do Plano de Negócios da Petrobrás e política de Conteúdo Local. O encontro acontecerá no Westin Galleria Hotel, em Houston.
Quais empresas compõem a Bratecc?
A Bratecc tem por volta de 400 membros, sendo a maioria da área de Óleo & Gás. Temos entre nossos associados empresas de grande porte como Petrobrás, Odebrecht e Schlumberger, e outras de menor porte.
Quais são os interesses dessas empresas em participar da Bratecc?
Elas têm interesse em desenvolver seus negócios junto às empresas brasileiras de energia e Óleo & Gás. O objetivo da organização é servir de fórum para estreitar o relacionamento entre Texas e Brasil.
Em que área, além de Óleo & Gás, a Bratecc atua?
O Texas tem uma diversidade enorme de industrias além daquelas do setor de petroleo. A HP, a NASA, o Centro Medico conhecido mundialmente, são exemplos de setores em que, com o tempo, a BRATECC tem planos de se expandir.
Que oportunidades a instituição enxerga para a OTC 2013?
Para os brasileiros que estão aumentando sua participação, o interesse é enorme. No ano passado vieram cerca de 600 pessoas do Brasil e, neste ano, esperam-se mais. O espaço físico do Pavilhão Brasileiro tem aumentado a cada ano. As empresas brasileiras vêm em busca de mais negócios. O evento Bratecc Offshore deste ano vai discutir essas oportunidades para a indústria de Óleo & Gás e conta com as palestras da Dra. Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, e de representantes da Petrobrás, do BNDES, da ONIP e da Firjan.
Qual foi o evento importante mais recente promovido pela Bratecc, envolvendo empresas ou instituições brasileiras?
Em março deste ano, tivemos a 11ª Rodada de Leilões de Áreas disponiveis para exploração no Brasil, um Road Show da ANP, que despertou grande interesse das empresas e autoridades daqui. Organizamos o evento que atraiu mais de 150 pessoas de diversas companhias americanas e estrangeiras.
Já houve grandes conflitos de interesse entre a Bratecc e a Petrobrás ou o governo brasileiro?
A Bratecc é uma organização apolítica focada na promoção de negócios entre Texas e Brasil. A organização é formada por empresas brasileiras e americanas de todas as ideias políticas e econômicas e não entra no mérito de avaliar políticas. Trabalhamos sempre em benefício de todos os nossos membros.
Como essas empresas enxergam a mudança na presença das regras de exploração dos campos de petróleo, que passaram do regime de concessão para o de partilha?
Nós não temos um fórum para discutir mudanças especificas nas regras de exploração dos campos de petróleo, porém encontramos no geral um sentimento de que, sempre que uma mudança é decidida, ela deve ser implementada de maneira clara e o mais rápido possível. Percebemos das companhias interessadas em investir que atrasos não são bons para a imagem do Brasil.
Existe alguma preocupação da instituição em desenvolver o setor de biocombustíveis? O que está sendo feito?
Nós exploramos essa área. Quando houve aquele esforço para eliminar a barreira tarifária dos EUA, há uns 4 ou 5 anos, nós ajudamos os representantes do setor sucroalcooleiro brasileiro a apresentar suas reivindicações aos políticos americanos por meio de seminários. Continuaremos atuando com quem quiser vender tecnologia.
A Bratecc planeja algum evento em homenagem ao Ricardo Peduzzi (ex-diretor da organização que faleceu em agosto de 2012)?
Internamente já fizemos homenagens ao Ricardo Peduzzi. Estamos planejando um evento, que pode acontecer em maio ou junho, mas ainda não decidimos. A nova diretoria da Bratecc reconhece que ele foi um driving-force para nós. Graças ao trabalho deste homem, que era apaixonado pelo Brasil, tivemos um sucesso extraordinário. O mais importante para nós é darmos continuidade ao trabalho que ele desenvolveu tão bem.
Deixe seu comentário