NAO DELETAR
HMFLOW

NAVIO SKANDI AMAZONAS SOFREU PERDA TOTAL APÓS ENCALHAR EM MACAÉ

Uma semana pra lá de agitada para a empresa de navegação norueguesa DOF. A companhia revelou hoje (23) que o navio Skandi Amazonas sofreu “perda total construtiva” após um incidente na costa de Macaé (RJ), no mês de maio. Para lembrar, a embarcação teve uma ocorrência e foi obrigada a fazer uma manobra de encalhe a cerca de 200 metros da Praia Campista.

Em junho, a companhia começou os primeiros preparativos para tentar remover a embarcação. No entanto, a DOF disse que mesmo após um esforço abrangente para avaliar a extensão dos danos sofridos pelo navio, concluiu-se que o custo potencial de reconstrução excede o valor pelo qual a embarcação está coberta em seu seguro de casco e máquinas.

Consequentemente, a DOF declarou perda total construtiva na embarcação, resultando em uma indenização do seguro de casco e máquinas de US$ 115 milhões”, detalhou.

Ontem (22), conforme noticiamos, a DOF sofreu outro problema em uma de suas embarcações. O navio de apoio offshore Skandi Logge sofreu um incêndio após um curto-circuito sem chama aberta em seu quadro elétrico principal, enquanto operava junto à plataforma P-37, na Bacia de Campos. A DOF informou que não houve feridos entre as pessoas a bordo e, até o momento, não foi identificado nenhum impacto ao meio ambiente.

MOVIMENTAÇÕES NA FROTA 

Skandi Mongstad: uma das embarcações vendidas pela empresaa

A DOF também anunciou que acertou a venda de quatro navios PSVs: Skandi Mongstad (construído em 2008), Skandi Flora (2009), Skandi Feistein (2011) e Skandi Kvitsøy (2012). A previsão de entrega dos quatro navios é durante o terceiro trimestre de 2026. As embarcações continuarão operando sob seus contratos atuais. A DOF manterá a responsabilidade pela gestão das quatro embarcações e uma participação minoritária na entidade adquirente. A venda gerará aproximadamente US$ 50 milhões em caixa líquido após o pagamento das dívidas atreladas aos navios.

Em paralelo, a empresa anunciou que firmou um acordo com uma empresa afiliada à Geveran Trading Company para adquirir dois CSVs atualmente em construção. Os navios são baseados no projeto SALT 310 OCV e estão sendo construídos pelo estaleiro PaxOcean, na China.

Entre os pontos de destaque das especificações estão um guindaste subsea de 250t, área de conveses de 1.750 metros quadrados, comprimento total de 123 metros, boca de 25 metros e capacidade de acomodação (POB) para 123 pessoas. Cada embarcação será equipada com dois ROVs de classe de trabalho.

A entrega das embarcações está prevista para o quarto trimestre de 2027 e o primeiro trimestre de 2028. 85% do preço de compra será pago no ato da entrega. A aquisição será financiada por uma combinação de recursos próprios provenientes da venda de navios e financiamento por dívida disponível.

Relembre as imagens do navio Skandi Amazonas após encalhar em Macaé:

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários