A CELA ORGANIZA PROGRAMA PARA PREPARAR PROFISSIONAIS PARA COMPREENDER MERCADO DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA
A CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para o setor de transição energética, e a International Finance Corporation (IFC), braço do setor privado do Grupo Banco Mundial, firmaram um acordo de cooperação para desenvolver em conjunto um programa regional de capacitação voltado ao setor financeiro sobre Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (Battery Energy Storage Systems – BESS). A iniciativa busca ampliar o conhecimento técnico e financeiro das instituições financeiras e contribuir para a criação de condições mais favoráveis à avaliação, estruturação e financiamento de projetos de armazenamento de energia no Brasil, na América Latina e no Caribe. O programa pretende apoiar bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento, empresas de leasing, associações bancárias, investidores institucionais, reguladores e outros participantes do mercado da América Latina e no Caribe na compreensão das tecnologias BESS, de seus modelos de negócio e dos aspectos de risco, bancabilidade e estruturação financeira associados a esses projetos. A cooperação entre CELA e IFC foi apresentada durante o evento “Financiando o Futuro do Armazenamento de Energia: como o mercado financeiro pode acelerar a adoção do BESS no Brasil”, realizado em 11 de setembro de 2026, em São Paulo (SP).
O encontro reúne especialistas nacionais e internacionais dos setores de energia e financeiro para discutir os avanços do mercado brasileiro de armazenamento, os
desafios para sua expansão e as oportunidades para bancos, investidores e demais instituições financeiras. A CELA ficará à frente do desenvolvimento técnico do programa, incluindo conteúdo especializado, materiais orientados ao mercado e temas relacionados às tecnologias de BESS, bem como dinâmica de mercado, regulação da transição energética, avaliação e oportunidades comerciais. A IFC integrará esta iniciativa à Green Banking Academy (GBAC), sua plataforma de capacitação voltada ao setor financeiro na América Latina e no Caribe. Por meio da IFC-GBAC, instituições financeiras na América Latina e no Caribe poderão acessar a conhecimento especializado e apoio técnico para identificar oportunidades de investimentos, desenvolver produtos e fortalecer capacidades internas, contribuindo para a expansão do mercado de armazenamento de energia.
“O desenvolvimento do mercado de armazenamento depende, além da evolução tecnológica e regulatória, da capacidade do setor financeiro de compreender os riscos, os modelos de negócio e as oportunidades associadas ao BESS. A parceria com a IFC permite levar esse conhecimento para dentro das instituições financeiras e criar uma ponte entre a indústria de armazenamento e o mercado de capitais e crédito”, afirma Camila Ramos, CEO da CELA. O programa deverá ser inicialmente estruturado em dois tipos de cursos. O primeiro terá caráter introdutório, abordando o contexto da transição energética, fundamentos dos sistemas de armazenamento e oportunidades de mercado na América Latina e no Caribe. O segundo formato será voltado à implementação, destinado a profissionais que necessitam de orientação para como estruturação de produtos, originação, underwriting, due diligence, avaliação e modelagem financeira, gestão de riscos, seguros e soluções combinadas de energia solar fotovoltaica e armazenamento.

publicada em 14 de setembro de 2026 às 15:00 




