LOBÃO DIZ QUE PETROBRÁS PODE SER CAPITALIZADA PARA LEILÕES DO PRÉ-SAL
Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) –
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta terça-feira (14) que a Petrobrás pode ser capitalizada para os leilões do pré-sal que devem ocorrer a partir deste ano, caso a estatal tenha necessidade de fortalecer seu caixa. O ministro afirmou que a petroleira está preparada para entrar com os 30% mínimos em cada bloco do pré-sal, e negou que o percentual mínimo de participação da Petrobrás possa ser mudado.
“Se depender do governo, não (será mudado). Estudamos profundamente essa questão. Inicialmente a Petrobrás teria 5%, mas decidimos aumentar para 30%, para que as sócias tivessem maior confiança na parceira como operadora. A Petrobrás está preparada para este tipo de investimento. Nós consultamos ela na época”, disse, completando: “No que precisar ser capitalizada, ela o será”.
Lobão aproveitou a 11ª rodada da ANP para falar sobre a grande procura das petroleiras por blocos, que já haviam rendido mais de R$ 1,5 bilhão em bônus até o início da tarde. Sobre a possibilidade de capitalização da Petrobrás, o ministro negou a possibilidade de emissão de ações.
“Não pensamos em ações, mas pode ser pelo governo ou pelos empréstimos que ela sempre fez. Ela faz (empréstimos) todos anos e não tem dificuldade em captar recursos”, disse.
A diretora-geral da ANP afirmou que indicou ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que autorize os leilões no pré-sal no mínimo a cada dois anos, em função da grande quantidade de recursos contidos nas áreas que poderão ser oferecidas, mas negou que o período mais longo tenha relação com a necessidade da Petrobrás de entrar com pelo menos 30% de participação em cada bloco.
Capitalização? Mais um vez campeã em gestão negativa vai se endividar e perder valor de mercado com ativos que não tem capacidade de explorar. Vai Petrobrás, vai assim que um dia, apesar de parecer impossível, sua ação vai valer R$0,50 novamente.