CHEVRON VAI EMPRESTAR US$ 2 BILHÕES PARA A PDVSA
A companhia americana Chevron vai emprestar US$ 2 bilhões à petroleira venezuelana PDVSA. A intenção é aumentar a produção diária de petróleo da joint venture Petroboscan, que atua no campo de Boscan, no estado de Zulia, de 107 mil barris para 127 mil barris nos próximos anos.
De acordo com Rafael Ramírez, ministro de Petróleo e Mineração da Venezuela e presidente da PDVSA, o contrato com a Chevron pretende principalmente manter a produção petroleira em Zulia e otimizar o desenvolvimento da estrutura da Petroboscan. Nesse sentido, ainda segundo o Ramírez, há a proposta de realizar melhorias na infraestrutura independente no estado já que o governo tem interesse em permanecer com as operações na região, com reservas estimadas em 19 bilhões de barris. “Vamos insistir em manter nossa produção petroleira em Zulia, mas com outros métodos e tecnologias”, disse o presidente da PDVSA.
Observem que irão gastar (em terra)2Bi USD para obter uma crescimo de produção de 20.000 barris por dia. Logo ( se fosse possível) iriam gastar 10BiUSD para obter uns 100.000 bpd.
Estes dados mostram como é lucrativo o petróleo do Présal e o tamanho do crime que é fazer leilões destes blocos, que a ANP insiste em realizar, desconsiderando os interesses do povo brasileiro.
Churro