BRASIL QUER AMPLIAR EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NA BOLÍVIA
Com uma oferta de 30 milhões de m³ de gás natural por dia, o mercado boliviano de petróleo e gás é considerado estratégico pela Petrobrás, que tem interesse em ampliar a exploração no país. De acordo com o gerente-geral de integração de mercados da área internacional da Petrobras, José Carlos Lemos Carvalhinho Filho, a Bolívia tem uma possibilidade de fornecimento de gás com custos competitivos e a estatal vai perseguir alternativas de investimentos que possam lhe ser interessante e economicamente sustentável.
No fim do ano passado, a companhia recebeu da Bolívia a permissão para desenvolver a exploração de três novas áreas no país boliviano. Carvalhinho afirmou que, para ampliar essa exploração, a empresa está adquirindo áreas, cujos contratos ainda estão sendo firmados. O executivo explicou, ainda, que não há prazos e cronogramas marcados para essas novas áreas e que a Petrobrás está realizando estudos para decidir como atuar.
O gerente-executivo da Petrobrás, Hugo Repsold Junior, espera que o custo com transporte de gás natural da Bolívia caia a partir de 2019, ano em que termina o contrato com o governo boliviano, de modo que a empresa só tenha que pagar os custos de manutenção e operação. Ele explicou que a estatal compra só a molécula de gás, cujo valor será discutido em função da renovação do contrato.
Deixe seu comentário