ELETROBRÁS INAUGURA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EM ENERGIA SOLAR NA BAHIA
A Eletrobrás inaugurou na última semana o Centro de Capacitação em Energia Solar da Bahia, em Salvador, que faz parte da Rede Eletrobras Procel Solar. O objetivo da rede é capacitar técnicos e realizar levantamentos nas residências de modo a avaliar o uso do aquecimento solar de água pelas famílias. Este é o segundo centro do tipo inaugurado este ano pela Eletrobrás – o primeiro foi em Belo Horizonte.
O centro é fruto de parceria da Eletrobrás/Procel com o Centro Universitário UNA, de Belo Horizonte, e o Instituto Federal da Bahia (IFBa). Para a coordenadora da Rede Eletrobras Procel Solar no Nordeste, Marilda Guimarães, a instituição será importante na disseminação do uso de energia solar térmica e trará benefícios socioambientais para a região, em função do trabalho de pesquisa e da capacitação de mão de obra gerados.
Além dos centros na Bahia e em Minas, a Rede Eletrobrás Procel terá ainda outros cinco, localizados em Belém, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. O Centro Universitário UNA, que é referência em estudos e pesquisas de energia solar, será responsável pela cooperação técnica, didática e científica em cada centro. A meta das instituições com o projeto é capacitar, no total, dois mil alunos em cinco anos.
De acordo com a Eletrobrás, “além de capacitar mão de obra, os centros têm também o objetivo de medir e verificar instalações de aquecimento solar, visando avaliar os benefícios e monitorar o uso da energia nas famílias inscritas no programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’”.
A partir deste ano, as residências construídas no pelo programa possuem obrigatoriamente os coletores solares para aquecimento de água.
Deixe seu comentário