PRODUTO DEMORA MAIS DE DUAS SEMANAS PARA SER ENTREGUE NO PORTO DO RIO
Um estudo da Receita Federal diz que, em maio, o tempo médio entre a atracação no porto do Rio e a efetiva entrega da mercadoria ao produtor foi de quase 16 dias. A demora estaria principalmente no licenciamento da mercadoria, por parte do órgão anuente e do importador. Além disso, o tempo para a obtenção do licenciamento, a informação da presença da carga no porto (responsabilidade do operador portuário e do depositário da carga) e o desembaraço aduaneiro (responsabilidade da Receita e do importador) estão entre os outros fatores.
Segundo Ernani Checcucci, subsecretário de Aduanas e Relações Internacionais da Receita, a agilidade depende tanto do Estado, quanto dos interessados. Para reduzir esse intervalo, o órgão diz estar em aproximação com a Secretaria Especial de Portos, e que pretende ampliar a pesquisa a todos os 38 portos brasileiros até o fim deste ano.
isso é um absurdo ainda se tenta colocar a culpa no importador !!não muda!!enquantom no s resto do mundo são 7 dias no maximo.