faixa - nao remover

EÓLICAS DEVEM ENTRAR NO PRÓXIMO LEILÃO A-5

A energia eólica deve ser incluída no próximo leilão A-5, em dezembro. A solicitação foi feita pelo ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, e se deve em parte ao bom resultado do leilão de projetos eólicos, na semana passada. Além disso, a entrada das eólicas no A-5 teria sido solicitada pelos governadores Jaques Wagner (BA) e Rosalba Ciarlini (RN), de estados que concentram grande parte dos parques.

Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim (foto), o governo pretende criar um contrato específico para as eólicas no leilão de dezembro, para aproveitar a economicidade dos parques e, ao mesmo tempo, garantir que sejam contratados também projetos de fontes de energia com produção constante, já que o A-5 envolve a contratação de grandes quantias de energia a longo prazo.

A intenção é dividir o leilão em energia eólica, num lado, e em térmicas, hidrelétricas convencionais e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), em outro. Segundo Tolmasquim, o assunto deverá ser decidido em breve, para que haja tempo hábil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of