LINHA DE TRANSMISSÃO ENTRE ITAIPU E PARAGUAI DEVE SER INAUGURADA NESTA SEMANA
A linha de transmissão de 500 kV, que fica entre a margem paraguaia da usina de Itaipu e a subestação de Villa Hayes, no Paraguai, deve ser inaugurada ainda nesta semana.
Segundo o cronograma original, o início da operação estava previsto para o final de setembro. Contudo, o calendário sofreu atrasos por conta de chuvas na região. Segundo Itaipu, após serem realizados todos os testes, a linha começa a funcionar com capacidade total no mês de novembro.
No início desta semana, a presidente Dilma Rousseff e o presidente paraguaio, Horacio Cartes, se encontraram em Brasília. Na ocasião, Dilma declarou que o empreendimento permitirá a atração de investidores no Paraguai e contribuirá para a industrialização do país, gerando emprego e renda.
O sistema possui 348 km de linhas de transmissão e 759 torres para levar a energia gerada em Itaipu até Assunção, capital paraguaia. Com a entrada em operação da linha, a capacidade de recepção pelo Paraguai da energia produzida em Itaipu irá crescer em 1.200 MW. Deste total, o país deverá usar entre 250 e 300 MW, volume que deve aumentar gradativamente até que o sistema alcance sua capacidade total.
Deixe seu comentário