EQUADOR APROVA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM REGIÃO AMAZÔNICA
Após uma sessão de dez horas, a Assembleia Legislativa do Equador aprovou, por 108 votos a 25, a exploração de petróleo na região amazônica, no Parque Nacional Yasuní, que contém 920 milhões de barris. Com a liberação, o governo de Rafael Correa poderá explorar os blocos 31 e 43 do Yasuní.
Segundo o presidente, o lucro estimado (US$ 18 bilhões) serão investidos na parte social. O governo afirmou compensar economicamente as comunidades indígenas da região, além de usar alta tecnologia para reduzir os efeitos ambientais da exploração, o governo prometeu usar alta tecnologia.
Em agosto, Correa anunciou sua intenção de explorar petróleo no Parque Nacional Yasuní e declarou o “fracasso” do projeto Yasuní-ITT. Em troca de compensação econômica internacional, o Equador deixaria de explorar petróleo na região. Correa alegou que não houve contrapartida dos países que inicialmente haviam se comprometido com o projeto. Segundo o presidente, isso teria evitado que 407 milhões de toneladas de dióxido de carbono fossem lançadas na atmosfera.
Deixe seu comentário