SUL-COREANA GS ENERGY DIZ QUE REFINARIA PREMIUM II NÃO COMPENSA
O grupo GS Energy (GSE), da Coreia do Sul, desistiu de participar como sócio da Petrobrás na construção da refinaria Premium II, no Ceará. A decisão foi anunciada na capital Seul, pelo presidente da refinaria GS Caltex, Hur Dong-Soo. Segundo ele, não há certeza de que o projeto será lucrativo, já que a empresa poderá ter que investir até bilhões de dólares em unidades secundárias para produzir diesel e gasolina a partir de óleo pesado.
A GS havia firmado com a Petrobrás em maio uma carta de intenções para estudar a viabilidade de uma parceria. O contato com a GSE foi iniciado pelo governador Cid Gomes, após permissão da presidente da Petrobrás, Graça Foster. A sul-coreana chegou a informar o interesse de participar em até 50% da unidade, mas, no fim de agosto, decidiu pôr fim às negociações.
Nessa situação difícil, a Petrobrás busca na China uma parceria para a Premium II. A empresa Sinopec vem se destacando nas negociações para uma parceria na Premium I, no Maranhão, pode também ser sócia na Premium II.
Deixe seu comentário