PAÍS VIVE EXPECTATIVA DO MAIOR LEILÃO DE PETRÓLEO DO MUNDO
Este domingo (20) vai passar e os governantes do país, incluindo a presidente Dilma Rousseff, não deixarão de pensar por um minuto no que deve acontecer na segunda-feira (21), quando o Brasil fará o leilão da área com maior estimativa de petróleo do mundo. Será o prospecto de Libra, na Bacia de Santos, que vai inaugurar o modelo do contrato de partilha no país e marcará a primeira rodada de licitações envolvendo o pré-sal. O Petronotícias fará a cobertura completa da rodada a partir das primeiras horas da manhã de segunda-feira (21).
Os chineses são esperados como os favoritos para a disputa, devido a sua enorme busca por reservas de petróleo ao redor do mundo. Além delas (CNOOC e CNPC, que terão de concorrer num mesmo consórcio), há outras nove companhias habilitadas para o leilão, incluindo a Petrobrás.
A estatal brasileira é a única companhia nacional presente no certame e já tem garantidos pelo menos 30% de participação no bloco, além de ser obrigatoriamente a operadora da área.
O país entra em um momento marcante e as divergências de opinião se acentuam, incluindo protestos contra o evento e expectativas positivas de toda a indústria. Para garantir a segurança do leilão, 1.100 homens das forças policiais e militares do Brasil estarão de prontidão na Barra da Tijuca, (RJ), onde será realizada a concorrência. Entre eles, foi incluído o Exército brasileiro.
Deixe seu comentário