REINO UNIDO TERÁ USINA NUCLEAR CONSTRUÍDA POR FRANCESES E CHINESES
Depois de 20 anos da última usina nuclear construída no Reino Unido, o primeiro ministro David Cameron (foto) anunciou a instalação de uma nova planta geradora a partir de urânio na região. O empreendimento será desenvolvido pela estatal francesa EDF, em consórcio com as chinesas China National Nuclear Corporation e China General Nuclear Power Corporation, além da Areva, que fornece equipamentos para o setor nuclear.
O governo britânico estima que a usina, com dois reatores, deverá custar cerca de US$ 23 bilhões, com capacidade para gerar energia por 60 anos. A unidade, chamada Hinkley Point C, ficará localizada em Somerset, na Inglaterra, próxima de outras duas usinas nucleares, Hinkley point A, fechada desde maio de 2000, e Hinkley Point B, ainda em operação.
A previsão é que a usina esteja operando em plena capacidade a partir de 2023, sendo que seu potencial de geração será de 3.260 MW. O preço do megawatt-hora (MWh) deverá ficar em £ 92,5, o que a coloca mais barata do que as renováveis, como eólica (£ 100), biomassa (£ 105) e solar (£ 125), mas ainda menos competitiva do que o gás (£ 55) e o carvão (£ 55).
Deixe seu comentário