CÂMARA CONVOCA MAGDA CHAMBRIARD PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE LEILÃO DO PRÉ-SAL
Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, foi convocada para uma audiência pública na Câmara dos Deputados na manhã de quarta-feira (11), quando deverá prestar contas sobre o leilão do pré-sal, em que foi ofertado o prospecto de Libra, na Bacia de Santos, com a participação de apenas um consórcio, e não quatro, como se esperava.
O campo foi leiloado no dia 21 de outubro e estima-se que a área arrematada contenha entre 8 e 12 bilhões de barris recuperáveis. O consórcio ganhador foi constituído pelas empresas Petrobrás (40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%), que se comprometeram a repassar à União o percentual mínimo de 41,65% do excedente em óleo.
A audiência ocorrerá na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e foi solicitada pelo deputado Ângelo Agnolin. Segundo ele, o resultado do leilão foi positivo para todas as empresas, mas não teria sido para a sociedade. Ainda de acordo com ele, empresas que poderiam liderar consórcios distintos preferiram se unir num único grupo, o que prejudicou a concorrência.
Magda na PPSA
Magda Chambriard vai integrar o Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA). A Comissão de Ética da Presidência da República concluiu que a diretora-geral da ANP poderá acumular as duas funções, voltadas para o gerenciamento da exploração do petróleo do pré-sal.
Deixe seu comentário