PROGRAMAS DE RENOVAÇÃO DA FROTA MARÍTIMA BRASILEIRA DEVEM GERAR NOVOS NEGÓCIOS PARA A VICEL
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
A responsabilidade com o meio ambiente tem se tornado uma das principais questões nos setores de óleo e gás e energia. Nesta semana, por exemplo, problemas com o licenciamento ambiental paralisaram as obras da usina Belo de Monte, no Pará. Com o setor naval, a situação não é diferente, já que este segmento é responsável pelo transporte de mercadorias em todo o mundo, passando por diferentes ecossistemas, o que pode gerar problemas ambientais em uma ou outra parte. Há alguns anos, uma das principais preocupações do segmento naval tem sido o tratamento de água de lastro – utilizada para conferir peso ao navio quando ele está descarregado -, já que o despejo inadequado dela em diferentes regiões já causou sérios problemas ambientais e econômicos. Para lidar com a questão, a empresa brasileira Vicel atua na distribuição de equipamentos que eliminam a presença de microorganismos na água do tanque de lastro, impedindo assim problemas ecológicos. O engenheiro ambiental Victor Carvalho, da Vicel, explica que além de o equipamento ter uma vida útil de 20 anos, uma de suas vantagens é a possibilidade de ser instalado mesmo que o navio esteja em operação. Carvalho conta ainda que a Vicel tem boas expectativas com a expansão de negócios, já que os programas de investimentos para renovação da frota marítima no país devem fomentar o setor.
Qual a utilidade da água de lastro?
Toda vez que uma embarcação é descarregada em um porto, o tanque de lastro é preenchido com a água do mar para conferir peso ao navio. Isso é feito para que a embarcação, que está mais leve, não fique vulnerável à força das ondas do mar, evitando assim o risco de adernamento durante a viagem de volta ao seu ponto de partida. Só quando o navio retorna ao seu local de origem é que a água de lastro é despejada no mar.
Quais os riscos do despejo dessa água sem tratamento?
A água precisa ser tratada para evitar a presença de microorganismos e espécies invasoras dentro do tanque de lastro. Quando um navio vai para um país realizar o transporte de carga, ele enche o seu tanque de lastro com a água daquela região. Consequentemente, diversas espécies aquáticas nativas são sugadas para dentro do tanque. Se essa água for despejada sem tratamento em outro país, esses microorganismos podem causar um desequilíbrio ecológico, já que essas espécies não têm predadores naturais naquele local.
No Brasil existem casos de prejuízos causados por espécies invasoras?
No Brasil, o caso mais notório é do mexilhão dourado, molusco que causa problemas ambientais e transtornos para equipamentos da usina de Itaipu. A espécie chegou ao Brasil depois que navios da Ásia despejaram água de lastro sem tratamento no Brasil. Outras espécies invasoras que também prejudicam o equilíbrio biológico são o siri bidu, em São Luis (MA), e o coral sol, na baía de Ilha Grande (RJ). Além de atacar o equilíbrio ambiental, a presença desses seres gera prejuízos econômicos, como ocorreu com a indústria pesqueira no Mar Negro, que passou anos sem produzir.
Como funciona o sistema de tratamento de água de lastro da Vicel?
A Vicel fornece o sistema Balpure, que utiliza a mesma tecnologia do Omnipure e que é referência no mercado de tratamento de efluentes. O Balpure realiza a eletrocloração da água para gerar hipoclorito de sódio. Depois que o hipoclorito é produzido, ele é misturado dentro dos tanques de lastro e, durante a viagem, essa substância elimina os microorganimos presentes na água. No final da viagem do navio, ainda vai existir uma quantidade residual de hipoclorito que tem como finalidade garantir que nenhum organismo irá se reproduzir.
O procedimento de instalação exige a interrupção das atividades do navio? Existe a necessidade de manutenção da tecnologia?
Não. A instalação do Balpure pode ser feita durante a viagem, já que a tecnologia é modularizada. Os eletrodos do sistema não precisam de manutenção, porque seus filtros são auto limpantes.
Como está o mercado atualmente e qual a expectativa para o futuro?
A expectativa com os investimentos do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) é de que a empresa aumente suas receitas. A Vicel, como especialista no tratamento de efluentes e de água de lastro, espera crescer junto com o mercado e tornar o Balpure uma referência de mercado, como já ocorre com o Omnipure.
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