RESERVAS DA PETROBRÁS DÃO PARA MAIS DE 18 ANOS DE PRODUÇÃO
A Petrobrás divulgou a estimativa de suas reservas de óleo e gás em todo o mundo, apresentando um aumento de 2,7% no volume de barris ainda não explorados em relação ao ano de 2010. O total de barris de óleo equivalente (petróleo e gás) subiu de 15,986 bilhões, em 2010, para 16,412 bilhões, em 2011, o que daria para 18,5 anos de produção, caso a extração se mantivesse no mesmo nível do ano passado e não houvesse novas descobertas.
No período foram descobertas novas reservas com contingentes de 1,315 bilhões de barris, porém como ao longo do ano foram produzidos 889 milhões de barris de óleo equivalente, o crescimento foi de 426 milhões de barris.
Em março de 2011, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, estimou que a empresa fosse produzir cerca de 850 milhões de barris no ano, e anunciou que a expectativa da empresa era mais do que dobrar as reservas nos próximos cinco anos, chegando a 36 bilhões de barris.
A estatal apontou como as principais fontes de novos recursos as novas áreas descobertas no pré-sal da Bacia de Santos e de Campos, seguidas pelas demais bacias brasileiras, logo antes das descobertas do Golfo do México e dos projetos implantados nos campos maduros nas bacias brasileiras e estrangeiras.
Do total de reservas provadas da companhia, 15,706 bilhões (96%) de barris se encontram em território brasileiro, enquanto 706 milhões (4%) de barris estão em outros países.
A Petrobrás informou que de acordo com o critério da Society of Petroleum Engineers (SPE – Sociedade dos Engenheiros de Petróleo), para cada barril de óleo equivalente extraído em 2011, foi descoberto 1,48 novo barril, levando a um índice de reposição de reservas de 148%.
Deixe seu comentário