faixa - nao remover

PROJETOS INSCRITOS NO LEILÃO A-3 SOMAM 16.258 MW

Mauricio TolmasquimA fase de cadastramento para o Leilão de Energia A-3, que será realizado no dia 6 de junho e visa ao abastecimento do mercado consumidor do país em 2017, se encerrou com 527 projetos inscritos. A participação dos interessados no certame ainda está condicionada à aprovação na fase de habilitação. As usinas inscritas têm uma capacidade somada de 16.258 MW e consistem de eólicas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), termelétricas e uma hidrelétrica.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim (foto), afirmou que, devido ao grande número de projetos inscritos no leilão, a expectativa é que a demanda das distribuidoras de energia elétrica seja atendida a preços competitivos. Ele destacou a alta oferta de térmicas a gás natural, cuja potência total é 2.989 MW, e os 12.286 MW de usinas eólicas, número superior à capacidade instalada da hidrelétrica de Belo Monte.

O Estado que mais concentra projetos eólicos é a Bahia (187), com capacidade para 4.732 MW, seguido pelo Rio Grande do Sul (98), com capacidade para 2.155 MW. Em terceiro lugar ficou o Ceará, que teve 88 projetos inscritos com capacidade total de 2.197 MW. O único projeto hidrelétrico inscrito no leilão se refere à expansão da usina de Santo Antônio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of