ROSATOM VAI CONSTRUIR USINA NUCLEAR NO VIETNÃ
A Rosatom confirmou para 2023 o início da operação da usina nuclear Nintkhuan-1, no Vietnã, fruto do contrato de parceria entre os governos vietnamita e russo, assinado em 2010. O empreendimento faz parte do acordo de cooperação intergovernamental para a construção do Centro da Ciência Nuclear e da Tecnologia no território do país asiático.
Em recepção oficial realizada em Dalat, dedicada à amizade russo-vietnamita e à colaboração entre os dois países no campo da tecnologia nuclear, o Vice-Ministro da Ciência & Tecnologia do Vietnã, Le Dinh Tien (foto), premiou 13 cientistas russos, que participaram da reconstrução do reator. O ministro agradeceu o apoio prestado pelo governo e por especialistas da Rússia. O evento marcou os 30 anos do reator de pesquisa e o sexagésimo aniversário da energia atômica.
O vice-diretor geral da Rosatom, Vyacheslav Pershukov, destacou o espaço que o Vietnã alcançou na esfera nuclear, à beira da construção de sua primeira usina. “A tarefa crucial do Centro de Pesquisa era preparar especialistas em ciência atômica e geração de energia. O novo reator, cuja potência é 15 MW, permitirá a realização de treinamento de especialistas qualificados, de investigações, além de uma importância prática em medicina e química”, acrescentou
Deixe seu comentário