LANÇADA PEDRA FUNDAMENTAL DE UMA NOVA UNIDADE DE FERTILIZANTES
A pedra fundamental da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN V), batizada de Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados José Alencar (Fafen-JA), foi lançada nesta sábado pelo Presidente Dilma Roussef e pela presidente da Petrobrás, Graça Foster. Foi assinado também um termo de compromisso de garantia de fornecimento de gás natural para a unidade com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). A planta vai ficar em Uberaba, Minas Gerais.
O investimento total de R$ 1,95 bilhão e capacidade para produzir 519 mil toneladas de amônia por ano. A entrada em operação está prevista para o primeiro semestre de 2017. Obra será feita ela Toyo Setal, que venceu a licitação e vai gerar 3.700 empregos diretos em seu pico previsto para agosto de 2016, com conteúdo local em serviços e equipamentos de 53%. Já foram concluídas a terraplenagem do terreno, as drenagens superficial e definitiva e a abertura inicial de ruas, além de melhorias no canteiro.
O objetivo da Petrobrás com este empreendimento é atender a demanda interna pela Amonia, importante fertilizante nitrogenado, agregando valor e dando maior flexibilidade à cadeia do gás natural. A amônia é utilizada como matéria-prima para a produção de ureia, sulfato de amônio, nitrato de amônio, fosfato monoamônico (MAP) e fosfato diamônico (DAP). Ela pode ser usada também como matéria-prima na indústria petroquímica para produção de insumos alimentares, nylon, placas acrílicas e herbicidas, entre outros produtos.
Com a entrada da Fafen José Alencar em produção, a Petrobrás atenderá, aproximadamente, 87% do mercado brasileiro de amônia projetado para 2020, reduzindo a dependência externa desse insumo para 13%. Um avanço expressivo em relação a 2013, quando a dependência do mercado internacional girou em torno de 55%.
Para suprir a fábrica com gás natural – matéria-prima para produção de amônia – a Gasmig construirá um gasoduto interligando o Sistema Gasbel, a partir da cidade de Queluzito (MG), ao município de Uberaba, totalizando aproximadamente 470 km de extensão. De acordo com o contrato de suprimento de gás natural, o gasoduto a ser construído pela Gasmig estará concluído até o final de 2016, a fim de atender o início de operação da planta no primeiro semestre de 2017.
Deixe seu comentário