faixa - nao remover

IMPORTAÇÕES DE GÁS NATURAL DEVERÃO ATINGIR NOVO RECORDE EM 2014

cecchiA maior participação das termelétricas na geração de energia deverá acarretar em crescimento nas importações de gás natural. Segundo superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus derivados e Gás Natural da ANP, José Cesário Cecchi (foto), a piora do quadro hidrológico tende a aumentar a exigência do ONS em relação às usinas térmicas, o que, mesmo com a oferta doméstica recorde, o volume de gás importado deverá crescer em 2014.

No caso das térmicas biocombustíveis, o gás natural pode ser substituído por outro insumo, como o diesel, mas ainda assim com necessidade de importação. Segundo Cechi, o atual preço de importação de gás natural o torna vantajoso em relação ao diesel. Mesmo assim, ele ressaltou que nem todas as térmicas têm a flexibilidade de queimar dois tipos de combustíveis.

“É um efeito dominó complicado. O governo faz com que a Petrobrás pratique um preço de diesel e de gasolina no mercado interno bem menor do que no mercado internacional e a empresa é importadora. Isso começa a se refletir na balança comercial”, definiu Cecchi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of