PRÓXIMO LEILÃO DE ÁREAS DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS DEVERÁ ACONTECER EM 2015
O próximo leilão de áreas para a exploração de petróleo e gás no Brasil deve acontecer apenas em 2015. Segundo a diretora geral da ANP, Magda Chambriard, o certame deverá ser o único do ano que vem e irá ofertar áreas em terra e no mar. “Realizamos três leilões no ano passado. O de novembro foi, para mim, a rodada de 2014”, destacou. Um novo leilão de áreas do pré-sal aconteceria apenas em 2016. Magda afirmou que acha antiprodutivo assolar o mercado com oportunidades gigantescas sem que elas estejam mais maturadas.
De acordo com Magda, o foco no momento está na assinatura do contrato, na assunção das áreas leiloadas pelas vencedoras e no início das atividades locais. “Estamos estudando a margem leste, que vai do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, e a fronteira terrestre com vistas ao gás natural. Também há o estudo contínuo de bacias maduras com vistas à oportunidade de negócios para pequena e média empresa”, afirmou.
Questionada se o prazo de cinco anos sem a realização de novos leilões no Brasil foi prejudicial ao país, a executiva também que a agência não recebeu, salvo algumas exceções de áreas menores, nenhuma declaração de comercialidade referente à 9ª Rodada de Licitações, realizada em 2007. “Não sei se o prazo de cinco anos foi ruim ou se o de dois anos teria sido melhor. A única resposta é que, até hoje, não tenho, salvo uma pequena exceção, declaração de comercialidade de nenhum bloco da 9ª rodada”, afirmou.
Deixe seu comentário