PETROBRÁS É DESTAQUE NA PRODUÇÃO MUNDIAL DE PETRÓLEO
A Petrobrás segue firme no esforço de produzir boas notícias para combater a avalanche de informações negativas que circulam na mídia sobre ela há alguns meses. É um esforço válido, mas para mudar mesmo a sua imagem ela vai precisar muito mais do que isso. Vai depender também de uma mudança nas atitudes da estatal com seus fornecedores. É de lá, dos desacertos neste relacionamento, que saem as más notícias. Muitas delas reais. Sem isto, eventualmente aparecerão outras informações desgastantes para a imagem da empresa de vanguarda que ela efetivamente é.
Um exemplo do esforço que a estatal está fazendo é a própria informação produzida e divulgada para a imprensa neste sábado (14). A Petrobrás foi a única empresa de petróleo a apresentar aumento de produção nos últimos seis anos, comparada às outras grandes operadoras de petróleo no mundo. A informação tem origem na consultoria britânica Evaluate Energy, especializada em pesquisas e estudos do setor de óleo e gás. A produção de petróleo da companhia brasileira cresceu da média de 1 milhão 918 mil barris de petróleo por dia (bpd), em 2007, para 2 milhões e 59 mil bpd, em 2013, um aumento de cerca de 140 mil barris por dia, considerando os campos operados no Brasil e no exterior. A Petrobrás informa que esse resultado foi fruto dos investimentos da companhia nas atividades de exploração e desenvolvimento da produção nos últimos anos. E a previsão é que possa chegar ao final de 2014 com um crescimento de até 7,5% em relação a 2013.
O ritmo da produção do pré-sal, que vem batendo recordes sucessivos nos últimos meses, é um dos motivos de comemoração da empresa. No último dia 9 de junho, por exemplo, a produção de petróleo nessa província ultrapassou o patamar de 480 mil bpd nos campos operados pela companhia nas Bacias de Campos e Santos, o que representa um novo recorde de produção diária. Marca de produção atingida oito anos após a descoberta do primeiro campo na camada pré-sal, em 2006, com a contribuição de apenas 24 poços produtores, dos quais nove na Bacia de Santos e os demais na Bacia de Campos. Este recorde se deve à entrada em operação do poço CRT-49, interligado à plataforma P-48, no campo de Caratinga, na Bacia de Campos. É o segundo poço do pré-sal conectado a essa plataforma, que foi concebida e instalada originalmente para produzir apenas a partir de acumulações do pós-sal. A expectativa da empresa é ultrapassar meio milhão de barris diários de produção na camada pré-sal em algumas semanas, com a entrada em operação de novos poços localizados na Bacia de Santos.
VOCÊS É NOTA 13 + 98.1 FM PARBENS MONTEIRO DA RÁDIO/JMN/RQ/RC. MEU TEL 61-9233.7593-3032.3195