MEGANAVIO DA VALE ENTREGA CARGA DE MINÉRIO PELA PRIMEIRA VEZ EM KASHIMA, NO JAPÃO
Um meganavio da Vale, com capacidade para 400 mil toneladas de minério de ferro, atracou pela primeira vez no porto de Kashima, da Nippon Steel & Sumitomo Metal, no Japão. A carga do navio ao sair do Brasil era de 390 mil toneladas, mas a embarcação fez duas paradas antes, nos portos de Oita e Kimitsu, chegando ao destino final com 150 mil toneladas.
A Vale conta atualmente com uma frota de 30 navios do tipo Valemax, que já realizaram 355 operações de atracação e desatracação em diferentes portos ao redor do mundo.
A mineradora já exportou 64 milhões de toneladas de minério de ferro por meio dos navios Valemax, passando pelos portos de Ponta da Madeira e Tubarão (Brasil), Roterdã (Holanda), Taranto (Itália), Oita e Kimitsu (Japão), Villanueva (Filipinas), Gwangyang e Dangjin (Coreia), Sohar (Omã), no centro de distribuição Teluk Rubiah da Vale (Malásia), além dos portos de Dalian e Lianyungang (China), e agora em Kashima. As duas estações de transferência de minério da Vale em Subic Bay, nas Filipinas, também já receberam os navios.
“Este tipo de navio reduz as emissões de carbono em 35% por tonelada de minério transportada em relação a um navio de cerca de 200 mil toneladas. A redução refere-se à utilização de equipamentos mais modernos que utilizam menos diesel. Os mineraleiros têm alto padrão de segurança e vão contribuir para a redução do custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas”, afirma a empresa em nota.
Deixe seu comentário