INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA CRESCE 19,5% AO ANO
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que, desde 2000, a indústria naval brasileira cresce 19,5% ao ano e os investimentos no setor já atingiram cerca de R$ 149,5 bilhões. Segundo a publicação, o histórico da indústria naval brasileira começa nas décadas de 1970 e 1980, voltada à produção de navios para o comércio internacional.
Mas a crise econômica dos anos 80 teve reflexos diretos no setor naval. “No início da década de 1990, o então presidente Fernando Collor abre a indústria naval para a concorrência internacional, mas não estávamos preparados para isso. Foi quase como decretar sua extinção”, explicou o pesquisador Campos Neto (foto). Em 2000, as encomendas da Petrobrás, que gradativamente priorizaram o conteúdo local, impactaram o setor e atraíram investimentos.
“Na época tínhamos 1.900 empregados no setor naval e, hoje, caminhamos para 70 mil trabalhadores. Esse crescimento já demonstra a importância que a indústria naval e offshore passou a ter no mercado nacional”, destacou Neto, que atribuiu esse ressurgimento aos estímulos vinculados à expansão do setor de petróleo e gás e ao início da exploração do pré-sal, que aumentou a demanda e multiplicou estaleiros, em sua maioria especializados em embarcações de apoio às plataformas.
De acordo com Carlos Campos Neto, os próximos 30 anos são promissores para a indústria naval brasileira. “Ainda há muito pré-sal a ser descoberto e petróleo a ser explorado em águas profundas do nosso nordeste. Com as encomendas já colocadas até 2020, os investimentos no setor devem ultrapassar os R$ 200 bilhões”, estimou.
Deixe seu comentário