SEGUNDO TREM DA RNEST PODE SOFRER NOVO ATRASO NO CRONOGRAMA
Para conseguir entregar o primeiro trem da refinaria Abreu e Lima (Rnest) a tempo, seguindo o último prazo previsto, de entrar em operação em novembro desse ano, a Petrobrás pode atrasar o cronograma do segundo trem de refino do empreendimento. De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, os esforços para agilizar as obras vão se concentrar na primeira unidade, além de incluírem a atividade ininterrupta nos canteiros, com duas jornadas de 12 horas.
Na última divulgação oficial do andamento das obras, o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estimou que 87% da construção da refinaria tinham sido concluídos, em 30 de abril. A Petrobrás, no entanto, afirma que esse número chegou a 88,5% em junho e nega que o cronograma deva sofrer alteração, reafirmando a data de previsão de entrada do segundo trem de refino para maio do ano que vem.
A construção da refinaria, em Pernambuco, já sofreu diversos atrasos, tendo sua primeira previsão de entrada em operação anunciada para 2010, mas remarcada várias vezes. Com capacidade de processar 230 mil barris por dia, a Rnest também viu seu orçamento crescer bastante desde o início. A primeira estimativa estava avaliada em US$ 2,3 bilhões, mas hoje esse montante já chega a US$ 18,5 bilhões, sem contar muitos aditivos em discussão.
Deixe seu comentário