RENNER COATINGS TEM PLANOS DE EXPANSÃO INTERNACIONAL ATÉ 2018
Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) –
Atualmente com uma fábrica no Brasil e três no Chile, a Renner Coatings tem planos de ampliar a expansão internacional. O gerente nacional de negócios, Adauto Riva, disse que a empresa está observando os mercados em que já atua, na América do Sul, na América Central, na África e no Oriente Médio.
Sobre o acordo de licenciamento de tecnologia firmado com a japonesa Chukogu, em 2012, Adauto Riva disse que a Renner Coatings quer aproveitar o know-how da maior fornecedora de tinta naval na Ásia para se tornar um grande player no mercado naval.
Quais são as aplicações das tintas da Renner?
São tintas e vernizes anticorrosivos de alto desempenho, com variadas aplicações no setor de energia, óleo e gás, siderurgia e mineração, manutenção industrial, entre outros.
Quais são as maiores demandas que vocês recebem para o setor de óleo e gás?
São demandas voltadas ao mercado offshore e às refinarias. Envolvem revestimento interno em tanques, proteção de estruturas metálicas em áreas de intempéries e armazenamento de produtos químicos.
Quais são seus maiores clientes no setor de Óleo e Gás?
Nossos maiores clientes são UTC, Odebrecht, Queiroz Galvão e Socotherm. Recentemente, fechamos contratos de fornecimento para essas empresas, como o do Oxibond DHS 907, uma resina epóxi aplicável na produção de tintas para revestimentos de tubos. Esse produto tem alta espessura e durabilidade superior a 15 anos.
E no setor de energia?
Para o setor de energia, desenvolvemos equipamentos voltados ao segmento hidrelétrico, para clientes como Alstom e Bardella, e ao segmento eólico, para a Impsa e a Wobben. São os mesmos produtos com aplicabilidade em comportas, diques flutuantes e estrutura de torres eólicas.
E no setor de mineração?
Para quase todos os produtos da Renner Coatings voltados ao setor de mineração, a Vale é o cliente final. Nossos outros clientes trabalham para a Vale.
Em 2012, a Renner Coatings fechou um acordo de licenciamento de tecnologia com a japonesa Chukogu Marine Paints. Em que constitui esse acordo?
A Chukogu é a maior fornecedora de tinta naval na Ásia. Esse acordo visa à atualização tecnológica. Queremos buscar algo novo com o know-how deles para nos tornarmos um grande player no mercado naval da América Latina. Como a Ásia já atingiu um patamar máximo no mercado naval, enquanto o Brasil cresce, essa empresa tem interesse em se instalar aqui.
Em que outros países vocês têm fábricas? Pretendem inaugurar novas?
A Renner Sayerlack, que também é subsidiária do grupo Renner Hermann que produz tintas, tem duas fábricas na Itália, uma na Espanha e uma nos Estados Unidos. A Renner Coatings tem uma no Brasil e três no Chile. Hoje somos investidores e esperamos, até 2018, nos expandir. Ainda não há nada definido, mas estamos observando os mercados em que já atuamos, que, além da América do Sul, incluem América Central, África e Oriente Médio.
Exemplo de empresa nacional com potencial para disputar o mercado com os maiores do mundo. Especializacao e foco no segmento naval e protective coatings fazen da Reener a primeira opcao em pre e pos ve da. Otima posicao no mercado.