SHELL PODERÁ PERDER CONCESSÃO DA ÁREA DE GATO DO MATO
Devido ao processo de unitização das reservas que se estendem da área de um bloco concedido para outra ainda não concedida, a Shell poderá perder a condição de operadora da área de Gato do Mato, na Bacia de Santos. De acordo com o consultor da PPSA, Olavo Bentes, se houver um contrato de partilha da produção em cima da área unitizada, a operação será da Petrobrás.
Olavo Bentes ressaltou, no entanto, que nada foi decidido por enquanto e que o governo poderá, por exemplo, não conceder a área vizinha a Gato do Mato no regime de partilha, o que obrigaria a Petrobrás, operadora exclusiva nos contratos de partilha, a assumir as operações desse campo. Segundo o executivo, caso a Shell inicie a produção nesse campo antes do fim das negociações, a companhia poderá produzir normalmente e entregar a parcela excedente do petróleo para o governo.
A discussão da unitização de Gato do Mato ocorre porque há indícios de que parte de sua jazida extrapola a área do bloco concedido e se prolonga para uma área ainda não concedida.
Deixe seu comentário