RIO DE JANEIRO VAI SEDIAR ENCONTRO DE CIDADES COM VOCAÇÃO PETROLÍFERA | Petronotícias




faixa - nao remover

RIO DE JANEIRO VAI SEDIAR ENCONTRO DE CIDADES COM VOCAÇÃO PETROLÍFERA

Por Daniel Fraiha e Bruno Viggiano – 

marcelo-ibpO Rio de Janeiro vai sediar pela primeira vez uma edição do encontro anual da World Energy Cities Partnership (WECP), entre os dias 25 e 28 de outubro de 2015. O evento acontecerá paralelamente à agenda da OTC Brasil, que vai de 27 a 29 de outubro, com a previsão de receber cerca de 20 prefeitos de cidades com vocação petrolífera pelo mundo. O anúncio foi feito pelo presidente da Rio Negócios, Marcelo Haddad, durante a Rio Oil & Gas 2014.

“Além dos prefeitos, virão também suas áreas de desenvolvimento econômico e um grupo de até 100 empresas interessadas em fazer negócios”, destacou Haddad, explicando que esta será a primeira edição do evento com um ambiente também para a negociação comercial.

Segundo o executivo, a agenda dos prefeitos será focada nas melhores práticas energéticas que vêm sendo desenvolvidas no mundo, com a apresentação de ideias utilizadas em outras cidades na atração de novos negócios em óleo e gás e em infraestrutura.

O secretário executivo do IBP, Milton Costa Filho, que participou do anúncio, em função da parceria com a OTC Brasil, representada pelo instituto, ressaltou que alguns pontos importantes de se debaterem com outras cidades são suas iniciativas voltadas à pesquisa e à educação.

“Um ponto é como as cidades globais organizam seus parques tecnológicos e outro aspecto é como atrair jovens para eventos que tratem dessa indústria. É importante a presença deles em encontros deste tipo, voltados ao petróleo, que é uma vocação histórica do Rio de Janeiro”, afirmou.

Milton lembrou ainda que o Rio está concorrendo para sediar a World Energy Conference de 2019, em disputa com as cidades de Dubai, nos Emirados Árabes, e de São Petersburgo, na Rússia. O resultado sai em outubro, após reunião de mais de 90 países na Colômbia.

“Uma coisa que pesa a nosso favor é que nenhuma dessas duas cidades está presente na lista da World Energy Cities Partnership”, disse. Fazem parte deste grupo cidades como Aberdeen, Stavanger, Doha, Tomsk, Houston e Calgary, entre outras.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of