SHELL COMEÇA A PRODUZIR EM ÁGUAS PROFUNDAS NA MALÁSIA
A Shell iniciou a produção de óleo no campo Gumusut-Kapak, na costa da Malásia, mais um projeto de águas profundas da empresa. Localizado em lâmina d’água de 1.200 metros de profundidade, em seu pico de produção, o campo poderá chegar a 135 mil barris por dia. Os trabalhos preliminares de injeção de gás continuam, tendo início previsto para 2015.
“Esse é o nosso primeiro projeto em águas profundas na Malásia, e usa o melhor do conhecimento e da tecnologia desenvolvidos pela Shell em nossas operações deste tipo em todo o mundo. Gumusut-Kakap faz parte de uma série de ativos de águas profundas desenvolvidos este ano, gerando retorno e crescimento para a companhia”, afirmou o diretor internacional de Upstream da Shell, Andrew Brown (foto).
O campo de Gumusut-Kakap é a mais recente aquisição dos vinte grandes projetos de águas profundas da Shell. Mars B, no golfo do México, foi o primeiro da série, em fevereiro deste ano. De lá para cá, já estão em exploração Bonga Noroeste, na costa da Nigéria, Cardamom, no Golfo do México e Parque das Conchas, no litoral do Espírito Santo, teve sua perfuração dos poços da fase 3 concluída antes do prazo estimado.
Deixe seu comentário