GERAÇÃO NUCLEAR MUNDIAL DEVE TER AUMENTO DE 50% DA CAPACIDADE ATÉ 2025
Existem espalhadas pelo mundo 430 usinas nuclears em operação e sua capacidade deve ser aumentada em 50% até 2025. Sua importância e futuro serão discutidos na World Nuclear Exhibition, evento que começou nesta segunda-feira em Paris e irá até quarta-feira. Os dados são da AIFEN – Associação das Indústrias Francesas Exportadoras do Setor Nuclear, organizadora do evento.
A retomada da energia nuclear é um movimento global, com as questões envolvendo Fukushima já superadas, sendo o Japão mesmo um dos maiores investidores do ramo, buscando se tornar referência na tecnologia nuclear. Até 2050, a projeção é que 80% da energia elétrica do país será oriunda desta fonte.
Outro país que vêm mirando o crescimento nuclear é a China. Estão sendo discutidos 118 novos reatores nucleares, com um total de 122.000 MW a serem instalados, o equivalente a quase todo parque gerador brasileiro, considerando todas as fontes.
No Brasil, as obras de Angra 3, após 23 anos paradas, seguem seu curso. Pelo menos quatro novas unidades geradoras devem ser construídas no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), respaldada por um estudo da Fundação Getúlio Vargas.
Atualmente, Angra 1 tem potência de 640MW, Angra 2 1.300MW e Angra 3 contará com 1.350MW. As usinas propostas pela ABDAN teriam potência de 1.000MW cada, ou seja, até 2030 teríamos um aumento de mais de 100% de produção de energia nuclear.
Deixe seu comentário