GOVERNO DA BAHIA BUSCA PARCEIROS PARA OBRA DO PORTO SUL DE ILHÉUS
A Bahia está buscando empresas privadas interessadas em constituir uma sociedade de propósito específico que será responsável pela construção, operação e exploração da zona de apoio logístico (ZAL) e pela instalação de um terminal de uso privado (TUP) no megacomplexo do Porto Sul de Ilhéus.
A divisão do negócio será em cotas, sendo a maior de 51% para o primeiro colocado, e 10% para o quarto. O governo estadual terá uma participação minoritária, mas deterá uma “golden share”, um tipo de ação que resguarda ao governo determinados poderes de veto em decisões estratégicas.
A previsão de investimento mínimo é de R$ 1,3 bilhão, nos próximos cinco anos, para as instalações de infraestrutura do terminal. Outro terminal, contíguo, faz parte do megaporto e será construído pela Bahia Mineração (Bamin).
O Ibama autorizou o início das obras, após quatro anos de brigas. O projeto não é uma unanimidade, havendo uma resistência por parte de grupos ambientalistas, por ser dentro de uma região preservada de Mata Atlântica. Para autorizar o projeto, o Ibama definiu 29 programas de compensações socioambientais.
O Porto Sul movimentará até 100 milhões de toneladas por ano, de acordo com as expectativas. Se alcançar tal marca, ficará entre os cinco portos mais importantes do país. O megaporto fica no ponto de chegada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), obra tocada pela estatal Valec, que o Ministério dos Transportes promete entregar até o fim de 2015.
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