PROJETO DE FUNCIONÁRIOS DA ELETRONUCLEAR PERMITE ECONOMIA EM ANGRA 2 DE €1,3 MILHÃO
O trabalho Indicadores de Manutenção para a Gestão de Ativos, apresentado durante o 29º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos pela coordenadora do Programa de Monitoração de Eficácia da Manutenção, Valéria Simões de Marco (foto), e pelo engenheiro mecânico Carlos Henrique de Oliveira, ambos da Eletronuclear, foi premiado pela diretoria da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman). O que mais chama atenção no projeto é a economia de 1,3 milhão por ciclo sem comprometer a confiabilidade e a disponibilidade da planta.
O trabalho consiste na apresentação da experiência aplicada na usina Angra 2, onde 50 bombas e 75 válvulas dos sistemas críticos, que a cada 14 meses, completado um ciclo, tinham a necessidade de trocar 1/3 dos elementos combustíveis do núcleo do reator, tiveram sua necessidade de revisão reduzida.
O trabalho de Valéria e Carlos Henrique ficou com a 4ª colocação dentre os mais de 250 trabalhos inscritos. Nele, os autores defendem que a gestão de manutenção dos ativos precisa de indicadores capazes de avaliar o desempenho dos sistemas e/ou componentes que influenciam diretamente nos resultados produtivos e econômicos, além de avaliar a segurança quando esses não são capazes de desempenhar as funções do projeto.
Parabéns!