BRASIL CAI PARA 39º EM RANKING DE COMPETITIVIDADE DA FIESP
O Brasil caiu para a 39ª posição no ranking anual de competitividade elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em 2013. O estudo separa os países em quatro níveis: competitivdade elevada, satisfatória, média e baixa. Com 21,5 pontos, a Fiesp classificou o Brasil como um país de competitividade baixa, assim como no ano anterior, em que obteve 24,1 pontos, na 37ª posição.
O líder mundial continua sendo os Estados Unidos, com 86,6 pontos. Suíça, Coreia do Sul e Cingapura completam as primeiras quatro colocações. O Brasil só ficou à frente de Turquia, Colômbia, Indonésia e Índia. Na comparação com 2012, Cingapura, Áustria, Hungria e Israel tiveram os maiores crescimentos. As razões para a queda brasileira, segundo a Fiesp, não diminuiu a carga tributária, elevou o déficit comercial e o saldo de transações correntes, além de reduzir a poupança e os meses de importação cobertos pelas reservas.
Diante desse quadro, a Fiesp enumerou políticas que julgou necessárias para que o país acirre sua competitividade, como a simplificação e a redução da carga tributária para o setor produtivo, a redução no custo do financiamento e o alinhamento cambial. O diretor titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho (foto), lembrou que, mesmo que essas medidas sejam tomadas rapidamente, dificilmente os resultados serão apresentados ainda em 2015.
Deixe seu comentário