PRÓXIMO ANO TERÁ CINCO LEILÕES PARA CONTRATAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
O ano de 2015 promete ser bastante agitado para o setor elétrico, com a expectativa da realização de cinco leilões para contratação de energia elétrica – fontes alternativas; de energia de reserva; A-5; A-3; e A-1 -, além do leilões de transmissão para 12.963 quilômetros de linhas.
O parque gerador nacional de energia elétrica será ampliado em 42.000 MW, 69,5% desse incremento está contratado por meio de leilões. Até 2019, serão contratados cerca de 33.820 quilômetros de linhas de transmissão.
Um balanço das ações do setor energético em 2014 foi apresentado durante uma reunião de colegiado do Conselho Nacional de Política energética (CNPE). As perspectivas para o próximo ano e, principalmente, as medidas tomadas para garantir o abastecimento de energia elétrica foram discutidas.
O racionamento de energia neste ano não foi necessário, e para 2015 a expectativa também é boa, com chance de 4,2% e 0,3% de racionamento nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, respectivamente.
O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann (foto), comentou sobre os resultados da Medida Provisória 579/2012 e ressaltou que essa medida permitiu uma redução no custo para as distribuidoras de energia elétrica em mais de 90%, quando comparados os valores obtidos nas análises com e sem a MP. “Em ano hidrológico ruim, ela ajudou”, afirmou.
Deixe seu comentário