NAVAL CONGRESS 2012 É ENCERRADO COM REFLEXÕES SOBRE SETOR NAVAL NO BRASIL | Petronotícias




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NAVAL CONGRESS 2012 É ENCERRADO COM REFLEXÕES SOBRE SETOR NAVAL NO BRASIL

A primeira edição do Naval Congress 2012 foi encerrada com diversas reflexões sobre a indústria naval no Brasil. O evento ocorrido no Hotel Transamérica Prime, no Rio de Janeiro, reuniu diversos palestrantes que lideraram debates e estudos de casos sobre assuntos em pauta na indústria como investimentos no segmento de Exploração & Produção, desenvolvimento de novas embarcações e soluções para os entraves de desenvolvimento do setor óleo e gás. Com destaque, o gerente-geral de Gestão Financeira de Programas Especiais da Petrobrás, Roberto Alfradique, apresentou o programa Progredir, através do qual a Petrobrás apoia um sistema de financiamento a até quatro subfornecedores de cada contratante. Segundo Alfradique, 332 financiamentos foram feitos em menos de um ano, totalizando R$ 1,5 bilhão. Os planos agora incluem a extensão do sistema para fornecedores da Transpetro e Petrobras Distribuidora.

A convidada Thereza Moreira, gerente de Conteúdo Local do American Bureau of Shipping (ABS), defendeu a tese de que produtos brasileiros não encarecem as obras da área de petróleo, discursando sobre conteúdo local e destacando a entrada de grupos estrangeiros no país, atraídos pelo pré-sal e acirrando a concorrência. Quanto aos representantes de estaleiros, além de Jorge Gonçalves, presidente do Estaleiro Ilha S.A (Eisa), ter informado que a empresa possui encomendas de embarcação superiores a 1,4 bilhão de dólares, o diretor comercial do Estaleiro Rio Tietê, Fabio Vasconcellos, contou que o estaleiro irá construir 80 barcaças e 20 empurradores para o Promef Hidrovia, vertente da Transpetro voltada para o modal hidroviário. Orçada em R$ 432,3 milhões, a produção conta com 92% de conteúdo local e é financiada, em grande parte, pelo Fundo de Marinha Mercante.

O próximo evento organizado pela UBM Conference será o Naval Shore, que ocorrerá entre 1 e 3 de agosto deste ano, estratégico para a cadeia de produtos e serviços da indústria naval do Brasil.  O evento contará com mais de 11.000 m² de área de exposição com produtos e serviços do setor contando com mais de 350 empresas expositoras nacionais e internacionais.

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