CPRM INVESTE EM PROGRAMA DE LEVANTAMENTOS SÍSMICOS PARA SETOR MINERAL
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) dá prosseguimento a seu ambicioso projeto de levantamentos geológicos básicos, que procura criar oportunidades para desenvolver o setor mineral do país, aumentando a possibilidade de investimentos. O projeto foca na produção de cartografia geológica por todo o Brasil, com prioridade para a região da Amazônia.
Mais de 90% dos terrenos cristalinos brasileiros foram descobertos por meio de aerolevantamentos, que são realizados através de meios magnéticos e gamaespectrométricos de alta resoulção. Essa iniciativa aumentou a produção de levantamentos geológicos, que chegou a 100 durante o ano de 2014. Além disso, foram publicados para download seis mapas de integração geofísica-geológica: dois sobre a Amazônia, dois em Roraima, um em Goiás e o último em um território que pertence aos estados de Pernambuco, Roraima e Rio Grande do Norte.
Roberto Ventura (foto), diretor de Geologia e Recursos Mineiras da CPRM, explicou um pouco do projeto. “Estabelecemos como meta conhecer áreas potencialmente mineralizadas ou com conhecimento geológico muito baixo ou inexistente. Para garantir a qualidade dos produtos, nossas equipes de execução dos projetos vêm participando de intenso programa de treinamento em cartografia geológica no Centro de Estudos Geológicos, em Morro do Chapéu, na Bahia, onde já foram capacitados 122 geólogos, incluindo 53 que foram recentemente contratados pela instituição”. Ele ainda aproveitou para analisar o que significam esses levantamentos dentro do cenário minerador brasileiro. “O resultado dessa nova metodologia de trabalho é a evolução constante na produção de mapas geológicos com foco no potencial mineral. Esses produtos estimulam a pesquisa e ajudam a alavancar o conhecimento geológico do País”, disse Ventura.
Deixe seu comentário