REUNIÃO DE GRAÇA COM DILMA NO PLANALTO AGUÇA EXPECTATIVA DO MERCADO SOBRE DEMISSÃO
Se os rumores sobre a saída de Graça Foster da presidência da Petrobrás já estavam em alta tensão, a chegada dela ao Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (3), para se reunir com a presidente Dilma Rousseff, botou ainda mais lenha na fogueira. A demissão esperada não foi anunciada, mas Foster não voou do Rio de Janeiro para Brasília para receber elogios da presidente da república. Pelo visto, é o fim da Era Graciosa. Graça Foster está de aviso prévio.
O mercado viveu um dia de polvorosa, com muita movimentação na bolsa, onde as ações preferenciais da estatal (papéis que dão prioridade aos acionistas na distribuição de dividendos) fecharam em alta de 15,47%, a R$ 10, enquanto as ordinárias tiveram alta de 14,23%, a R$ 9,79, segundo dados da Bovespa.
As empresas de engenharia também vivem uma grande expectativa com o anúncio oficial da saída de Graça, por enquanto ainda negada pelo Planalto, e alguns nomes já começam a surgir como mais cotados para assumir o cargo.
Os três nomes mais ouvidos em conversas de bastidor são o de Rodolfo Landim – que foi alto executivo da Petrobrás no passado, saiu para ajudar Eike Batista na criação da OGX e hoje é presidente da Ouro Preto Óleo e Gás, uma petroleira criada por ele há alguns anos –, Antonio Maciel, que presidiu a Ford e trabalhou na Petrobrás no passado, e Henrique Meirelles, que presidiu o Banco Central no governo Lula.
Apesar de serem três nomes de peso, o de Meirelles é o que menos agrada ao setor empresarial, por conta de sua forte ligação com o meio financeiro. O medo das empresas é que ele dê maior atenção ao mercado de ações e aos investidores, deixando em segundo plano os pagamentos devidos a muitas empreiteiras que passam por crises em função de contratos problemáticos com a estatal.
Continuam as cartas marcadas !! Nosso País têm que mudar não só para sobreviver mas, também para avançar. Por favor, sejam mais responsáveis !!!! Não basta o resultado apresentado pelo Boletim Focus para verem que estamos no caminho errado ?
CONFLITO DE INTERESSES No dia 4 de Novembro de 2010, saiu na coluna Radar on-line do Lauro Jardim a postagem CONFLITO DE INTERESSES? http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/conflito-de-interesses-2/ abordando o fato da empresa A C Foster Serviços e Equipamentos prestar serviços na área de petróleo e gás para empresas estrangeiras e brasileiras – entre elas, a Petrobras, sendo que o dono dessa empresa era o Colling Foster, marido de Graça Foster. Naquela oportunidade, a Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, na condição de uma das pessoas mais próximas de Dilma Rousseff era cotada para alguns cargos relevantes no governo… Read more »