DEZ NOVOS DUTOS SUBMARINOS SÃO INSTALADOS NO CAMPO DE SAPINHOÁ NORTE
No último mês, dez dutos submarinos de produção começaram a ser instalados no campo Sapinhoá Norte, no bloco BM-S-9, no pré-sal da Bacia de Santos, onde está localizada a FPSO Cidade de Ilhabela. Os dutos são do tipo rígido e serão instalados em profundidade de 2.240 metros, permitindo o aumento da capacidade de coleta da plataforma, subindo dos atuais 30 mil barris de óleo por dia (bpd) para a 150 mil bpd, sua capacidade máxima.
Na parte sul de Sapinhoá, a FPSO Cidade de São Paulo já alcançou seu pico de produção, com cerca de 132 mil barris de óleo equivalente produzidos por dia. O consórcio BM-S-9 é formado pela Petrobrás, operadora com 45% dos ativos, BG E&P Brasil, com 30%, e Repsol Sinopec Brasil, detentora dos 25% restantes.
O campo teve sua atividade de operação iniciada em fevereiro de 2013, com o navio-plataforma Cidade de São Vicente, no mesmo bloco BM-S-9. Sua produção inicial foi limitada a 15 mil bpd durante os seis primeiros meses. Com os novos dutos, a produção aumentará em dez vezes, quando comparada à produção inicial.
Deixe seu comentário