PETROBRÁS RECEBE PRÊMIO E OTC COMEÇA COM BUSCA DE NOVAS OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS BRASILEIRAS
HOUSTON – O empresário brasileiro decidiu guardar a caixa de lenços para enxugar o choro e chegou à Houston com muita determinação para dar a volta por cima e preparar os planos para enfrentar o difícil cenário que vem se desenhando na indústria. A Offshore Technology Conference (OTC) começa oficialmente nesta segunda-feira (4), mas no fim de semana quase todos os executivos que vêm para o evento já estavam na cidade, fervilhando em torno deste que é o maior encontro do segmento de petróleo mundial. O coquetel de abertura, no domingo (3) à noite, foi marcado pela entrega do prêmio principal da OTC à Petrobrás, que, ao mesmo tempo em que vive sua pior crise, recebe o maior reconhecimento da indústria pelas suas conquistas tecnológicas no pré-sal. É também um alento aos empresários brasileiros, que sempre souberam se reinventar nos momentos mais difíceis e agora mostram a mesma força ao se apresentarem dispostos a arregaçar as mangas e encarar o que ainda houver pela frente. Muitos vieram, outros tantos não puderam estar presentes, mas a postura dos executivos que estão em Houston é de seguir caminhando e buscar todas as oportunidades que forem possíveis, com ou sem a Petrobrás.
As empresas brasileiras continuarão respeitando o tamanho e a importância da estatal brasileira, restando fortalecidas as companhias que sempre tiveram a seriedade e a eficiência como foco principal, mas não vão procurar oportunidades a qualquer preço. Além disso, estão intensificando a busca por novos negócios fora do Brasil e a edição deste ano da OTC deve ser marcada por este movimento de internacionalização da nossa indústria. O Petronotícias já vinha fazendo a cobertura prévia da conferência, que vai até quinta-feira (7), no Reliant Center, em Houston, EUA, e estará presente todos os dias na feira, acompanhando os principais acontecimentos do evento, trazidos em primeira mão para os nossos leitores.
A conferência este ano volta a contar com a presença da Petrobrás, de forma mais discreta do que no passado, no Pavilhão Brasil, mas com uma presença significativa na programação técnica do evento. Durante o coquetel de premiação, a estatal foi representada pelos diretores de Exploração e Produção, Solange Guedes, de Engenharia, Roberto Moro, e de Gás e Energia, Hugo Repsold.
Solange Guedes, que subiu ao palco para receber o prêmio das mãos do presidente da OTC, Edward G. Stokes, destacou a importância do reconhecimento para o corpo técnico da Petrobrás e da parceria com sócios, além do papel destacado dos fornecedores e da comunidade acadêmica.
“A exploração e produção do pré-sal tem sido uma missão desafiadora, que estamos desempenhando em estreita colaboração com nossos parceiros, com os fornecedores e com a comunidade técnica e científica. Este prêmio é resultado do trabalho conjunto, baseado em uma ampla rede de cooperação”, disse, ressaltando que, apenas oito anos após o anúncio da descoberta do pré-sal, a nova província petrolífera já responde por mais de 20% da produção da companhia no Brasil, chegando a quase 700 mil barris de petróleo por dia.
É a terceira vez que a companhia conquista o OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations, and Institutions, recebido também em 1992, por conquistas técnicas notáveis relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas relativas ao campo de Marlim, e, em 2001, por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas no desenvolvimento do campo de Roncador.
Além disso, já em relação à presença brasileira no evento, o IBP, que organiza o Pavilhão Brasil, reúne as companhias nacionais que estão expondo na feira e conseguiu atrair um número significativo de empresas e instituições: 46. Muitas delas em busca de alternativas às poucas oportunidades apresentadas no Brasil.
As missões organizadas pelo Consulado Americano e pelo Sebrae também foram muito procuradas por executivos do setor, que em muitos casos estão indo sem a montagem de estandes, apenas buscando contatos e reuniões com empresas internacionais.
Em paralelo à feira, a Petrobrás fará um seminário técnico especial, liderado pelo coordenador executivo do Prominp e assessor da presidência da companhia, Paulo Alonso, com o intuito de buscar novos fornecedores internacionais para o mercado brasileiro. O evento, intitulado “Providing Goods and Services for the Oil Industry in Brazil: Opportunities for Foreign Suppliers in a New Scenario” (Fornecimento de bens e serviços para a indústria de petróleo no Brasil: oportunidades para os fornecedores estrangeiros em um novo cenário, em tradução livre), também acontece nesta segunda (4), a partir das 14h, no Crowne Plaza Hotel (8686 Kirby Drive). Além disso, a estatal fará uma série de palestras técnicas durante a conferência, abordando avanços em campos como o projeto de Sapinhoá-Norte, na Bacia de Santos, que será apresentado na terça-feira (5), entre outras.
Outros eventos paralelos vão marcar a agenda das empresas brasileiras, como a Oil & Gas Brasil Meeting, um encontro para aproximadamente 350 executivos brasileiros e estrangeiros, que será realizado no Westin Galleria Hotel de Houston, também nesta segunda-feira (4). O encontro, organizado pela Zoom Out Comunicação, conta com apoio do Consulado Americano no Rio de Janeiro e do Consulado Brasileiro em Houston, além da participarão da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A Câmara de Comércio Brasil-Texas (BRATECC), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil, também organiza um evento paralelo à OTC nesta segunda (4), das 18h30 às 20h30, no Hotel St. Regis. A apresentação será feita pelo Ministro de Minas e Energia brasileiro, Eduardo Braga, que pretende apresentar as oportunidades do mercado brasileiro à indústria americana e deve aproveitar a ocasião para fazer o anúncio oficial da 13ª rodada de licitações de blocos de petróleo, prevista para outubro.
Além da estatal, estarão no Pavilhão Brasil as seguintes empresas e organizações: Adelco, Altona, Altus, ANP, Brasfond, Chemtech, Cladtek do Brasil, CSL, Emdoc, Estaleiro Brasa, Fechometal, Fieam, Firjan, Flexomarine, Forship, Gascat, Grupo IFM, IBP, Keppel Fels, Locon, MFX do Brasil, MRM, Navium, Netzsch do Brasil, Oceanica, Onip, Orteng, Oxifree, Powerpoxi, Prumo, Radix, Rio Engenharia, Roxtec, Sandech, Sedeis, Softway (Thomson Reuters), Swanson – GP, Tecnofink, Tn Petróleo, Uphill, Vanasa, Villares Metals, Vol, Vulkan do Brasil e WEG.
Deixe seu comentário