BASF INVESTE EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O Complexo Químico de Guaratinguetá é uma das instalações da BASF que está em conformidade com o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, sistema de certificação e orientação ambiental de edificações criado pelo U.S. Green Building Council), com seu armazém vertical, que está em funcionamento desde 2011.
A luz do sol é aproveitada com uma disposição verticalizada do espaço, em pelo menos 10% da área de picking (separação e preparação), dispensando o uso de luz elétrica durante o dia, além de permitir que uma ventilação natural circule pelo local. Uma iluminação de tecnologia LED também está instalada no complexo químico, reduzindo em até quatro vezes o consumo de energia elétrica.
“O ganho está justamente neste modelo de logística inteligente, já que o armazém verticalizado automatizado permite o melhor uso do espaço. Um armazém convencional teria que ter três vezes a dimensão deste e, ainda assim, poderia ter superocupação do espaço físico” afirmou o diretor de logística da BASF, Paulo Celso Mathias (foto).
Outra tecnologia implantada na instalação é o KERS (Unidade de Energia Recuperativa), que possibilita reaproveitar a energia dissipada pelo calor dos freios de elevadores, gerando pelo menos 20% de economia.
Deixe seu comentário