PRAZO PARA ADEQUAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SOLARES AO MERCADO BRASILEIRO PODE SER ESTENDIDO
Os fabricantes e importadores de inversores para sistemas conectados à rede com potência nominal de até 10 kW poderão ter até o dia 1º de março do ano que vem para se adequar ao Programa Brasileiro de Etiquetagem de equipamentos para geração de energia fotovoltaica. Esta é a intenção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que disponibiliza em consulta pública, até o dia 18 de junho de 2015, uma Portaria com esta proposta.
A mesma Portaria ainda permitiria que o setor tenha mais tempo para realizar os ensaios de desempenho e segurança obrigatórios e posteriormente registrar os produtos no Inmetro.
A proposta foi formatada após manifestação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e relatos da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que relatou dificuldades de acesso aos serviços de ensaios laboratoriais por parte dos fornecedores de produtos para geração de energia fotovoltaica, o que comprometeu a capacidade do setor de atender às regras do programa em tempo hábil.
“O cenário atual nos desafia a encontrar oportunidades de promover a segurança energética e hídrica no País, e essas medidas propostas favorecem a entrada de equipamentos geradores de energia limpa, além de dar transparência à sociedade sobre as decisões do processo de regulamentação do Inmetro.”, explicou o Diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo (foto).
Deixe seu comentário