BIOMASSA ATINGE MAIS DE 12 MIL MW DE POTÊNCIA NO BRASIL
A geração de energia hidrelétrica continua sendo responsável pela maior parte da matriz brasileira, mas cada vez representa um percentual menor no todo. No mês de abril, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, o potencial de geração a partir das hidrelétricas ficou em 66,1% do total no País, enquanto o gás natural respondeu por 9,5% e a biomassa por 9,1%, esta última sendo uma das que mais cresceu, somando 12,417 MW de potência instalada.
Segundo os dados do governo, a capacidade instalada em usinas térmicas a biomassa no Brasil teve acréscimo de 8.362 MW em 10 anos, com previsão de que mais 1.750 MW a partir da fonte entrem em operação até 2018. Além disso, outros 2.400 MW estão previstos para entrar em operação até 2023.
Apesar disso, o Ministério reconhece que há grande sazonalidade na produção de energia elétrica por essa fonte, em virtude da disponibilidade dos combustíveis utilizados.
“Nos últimos doze meses, os maiores montantes de geração de energia a partir da biomassa foram registrados entre maio e dezembro de 2014, com maior geração no mês de agosto, de 2.765 GWh, equivalente a 6,2% do total de energia produzido no País naquele mês”, destacou o governo, informando que em março de 2015 a participação da biomassa no total gerado pelo País ficou em 1,1%, equivalente a 543 GWh.
Devemos ressaltar esses projetos