ACORDO DEFINITIVO ENTRE A PETROBRÁS E O QGI PELAS PLATAFORMAS P-75 E P-77 FICOU PARA A PRÓXIMA SEMANA
Surgiu uma luz no fim do túnel para um acordo entre a Petrobrás e o consórcio QGI para que as plataformas P-75 e P-77 fiquem no Brasil. Durante toda semana foi tentado um acordo, que hoje bateu na trave e quase foi assinado. Na última hora, a Petrobrás decidiu adiar a decisão um pouco mais. Possivelmente na próxima semana um acordo definitivo poderá ser pactuado. Houve flexibilizações de parte a parte e surgiu, enfim, a possibilidade de entendimento, que pode salvar milhares de empregos para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
O Consórcio QGI tenta um acordo desde fevereiro, quando decidiu parar a obra de construção das plataformas P-75 e P-77. O impasse entre a estatal e o QGI levou à rescisão do contrato para as obras no Estaleiro Honório Bicalho, provocando milhares de demissões.
A principal dificuldade no acordo entre as duas companhias tem sido a exigência por parte da QGI de aditivos no contrato, ainda não aceitos completamente pela Petrobrás. O prazo de conclusão do projeto também gera discordância entre as duas partes. A P-75 deveria iniciar suas operações em 2016 e a P-77 no ano seguinte, mas o QGI busca programar ambas para 2017.
A Petrobrás estava ameaçando relicitar as plataformas e manda-las para China. Se isso acontecer, além de terminar de vez com milhares de postos de trabalho no Brasil, iria gerar também um enorme prejuízo para uma série de fornecedores, que assumiram compromissos, investiram em capacitação, na entrega de bens e serviços, mas não receberam completamente o que lhes é devido. A raiz do problema é a diferença que acontece entre o projeto básico e o projeto definitivo. Há meses o consórcio QGI e a Petrobrás vêm discutindo sobre ajustes e aditivos relacionados à questão para a continuidade das obras, mas não conseguiam chegar a um consenso. A esperança de uma decisão favorável ficou para a próxima semana.
Acho que essas plataformas devem ficar no Brasil. Moro em Rio Grande, sede do Estaleiro Rio Grande. Apesar dos inúmeros problemas que certos trabalhadores nos trouxeram, também houve um grande progresso para a cidade.
Mirella, “…problemas que certos trabalhadores nos trouxeram…” Muito vago esse seu comentário. Esses “certos”, porém indefinidos “trabalhadores”, referem-se a que escalão? Peão? arrasta balde? ou aqueles que se calaram ante as falcatruas?? Muitos que aplaudiram as pirotecnias e que hoje estão na eminência, ou se já não estão frente a um fatasma. foram patrocionadas pela Petrobras e empreiteiras. Isso, é tratado em alto escalão… numa outra atmosfera. Não atribua isso a certos funcionários… se vc se referisse a gerentes, diretores e outros, aí sim. Sua critica faria sentido. O não ficar aqui no Brasil ou como vc pleiteia, ficar em… Read more »
Então mirella respeito profundamente seu direito de se expressar e falar o que vc pensa, mas seu comentário além de preconceituoso não acrescenta em nada, abra seus olhos e veja bem o que está acontecendo a sua volta, se não fosse ” por certos trabalhadores ” vc ainda viveria da pesca e do comércio fraco, quis dizer sua cidade, então de mais valor a tudo que vem sendo feito e mais uma coisa o progresso não depende só do governo para vir mas sim das pessoas mudarem o modo de agir e pensar! A propósito sou morador de rio grande… Read more »
ESQUEMA DO PETROLÃO AINDA EM CURSO NA PETROBRAS: Os Tecnocratas que hoje estão trabalhando para que a Petrobras passe a Contratar os FPSO no exterior são os mesmos que trabalharam, lado a lado com o Pedro Barusco da Engenharia e do Diretor Renato Duque. Não vai demorar muito, todos serão devidamente enquadrados pela Policia Federal na Operação Lava Jato. Alias, a Policia Federal deve investigar a fundo o que ocorreu na Contratação Projeto de Pre-detalhamento (FEED) para contratação das Plataformas FPSO P58/62 em 2008. Naquele ano, quando o PETROLÃO corria a solto na Engenharia da Petrobras, comandada pelo Pedro Barusco,… Read more »
com essa crise em que o Brasil se encontra essas plantaformas vao se fabricadas num momento muito especial para nos que nos encontramos parados.agurdando por um milagre