BASF DESENVOLVE NOVOS PRODUTOS QUÍMICOS VOLTADOS AO PRÉ-SAL | Petronotícias




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BASF DESENVOLVE NOVOS PRODUTOS QUÍMICOS VOLTADOS AO PRÉ-SAL

Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) – 

Rogerio ZadraA Basf inaugurou recentemente um grande complexo acrílico em Camaçari, na Bahia, onde a produção será voltada a segmentos como de construção civil, higiene e adesivos, mas em paralelo a empresa mantém no horizonte o setor de óleo e gás como um dos seus focos no Brasil. O gerente de vendas de soluções para petróleo da Basf na América do Sul, Rogerio Zadra, conta que hoje a região representa mais de 5% de tudo que a companhia alemã vende globalmente para o mercado de petróleo e ressalta que esse percentual vem crescendo nos últimos anos. Além disso, o executivo conta que o Brasil representa mais de 30% do mercado sul-americano de químicos para exploração e produção, com foco principalmente no pré-sal, visto como um fator estratégico para os planos da Basf. Zadra afirma ainda que no futuro a planta na Bahia pode vir a fabricar produtos que atendam ao segmento de óleo e gás e ressalta que hoje a empresa já investe em pesquisa e desenvolvimento de químicos voltados ao pré-sal.

A planta de Camaçari pode vir a ter alguma produção voltada à petroquímica e a químicos para o segmento de óleo e gás?

Neste primeiro momento, não. No entanto, futuramente, a planta de Camaçari poderá fabricar novos produtos e matérias-primas que atendam aos segmentos de petroquímicos e químicos para óleo e gás.

A empresa desenvolve algum tipo de químico novo para aplicação no setor de exploração e produção brasileiro, com destaque para o pré-sal?

A BASF atua no mercado de exploração e produção de petróleo através do seu negócio global de Soluções para Petróleo (Oilfield Solutions). A área investe aproximadamente 10% do seu faturamento global em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e aplicações.

Especificamente para o pré-sal, estamos trabalhando com alguns clientes para fornecer novos aditivos de cimentação (redutores de filtrado), ésteres para fluido de perfuração e ácido orgânicos para estimulação, entre outros projetos.

Qual a estratégia de crescimento nestes dois mercados (petroquímico e químicos para óleo e gás)?

A estratégia da BASF para a área de Soluções para Petróleo é de expansão através do desenvolvimento de soluções customizadas para nossos clientes. Isso inclui novos produtos químicos, soluções logísticas ou mesmo produção local de um produto com o objetivo de aumentar o conteúdo local. Além do mais, queremos oferecer um portfólio que esteja relacionado à recuperação avançada de petróleo (do inglês, Chemical EOR – Enhanced Oil Recovery), apresentando soluções com polímeros e surfactantes de última geração.

Quais são os principais mercados para estes tipos de produtos da BASF na América Latina e como a empresa vê a importância do mercado brasileiro neste escopo?

A América do Sul representa pouco mais de 5% de tudo que a BASF vende globalmente para o mercado de Soluções para Petróleo, que tem apresentado um crescimento importante nos últimos anos. Os principais países que estamos presentes são Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia e Equador. O Brasil representa cerca de mais de 30% do mercado sul-americano de químicos para exploração e produção. Visto os futuros investimentos, tanto na exploração quanto na produção do petróleo do pré-sal, o mercado brasileiro é estratégico para o plano de crescimento da BASF.

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