PETROBRÁS AUMENTA IMPORTAÇÕES DE GASOLINA EM 50% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015
Os índices decrescentes do consumo de gasolina parecem não ter afetado as projeções da Petrobrás. A estatal aumentou em 50,2% a importação do combustível no primeiro semestre deste ano, chegando a um total de 1,97 milhão de m³ importados. Os dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontam para um cenário de menor produção local do insumo no Brasil, que apresentou uma queda de 10,3% na comparação com o mesmo período do último ano.
As importações da Petrobrás vêm aumentando conforme a produção interna não tem conseguido suprir a demanda existente no país. Ao passo que até junho deste ano as refinarias brasileiras acumularam uma produção de 13,27 milhões de m³, no mesmo período do ano passado esse valor chegou a 14,79 milhões de m³. Embora o consumo tenha caído em 5,3%, a resposta da estatal tem sido recorrer ao mercado para atender às demandas.
Apesar do crescimento no volume de importados, a balança comercial brasileira de derivados de petróleo apresentou um déficit menor do que o registrado no último ano. O primeiro semestre de 2014 totalizou um valor negativo de US$ 4,838 bilhões, enquanto neste ano o déficit foi de apenas US$ 3,45 bilhões.
Deixe seu comentário