PRISÃO DE DIRCEU APROXIMA INVESTIGAÇÕES DE LULA
A prisão do ex-ministro José Dirceu nesta segunda-feira (3) está sendo vista nos bastidores da Operação Lava-Jato como um passo em direção ao ex-presidente Lula, que já é alvo das investigações, e passou a ter seu nome citado mais vezes pela procuradoria, mesmo que sem acusações diretas por enquanto. Além de Dirceu, outras sete pessoas foram presas na 17ª fase da operação, e o foco desta vez foi mais voltado às ligações políticas do esquema envolvendo propinas em contratos da Petrobrás.
O procurador Carlos Fernando Santos Lima, que atua como porta-voz do Ministério Público em relação à Lava Jato, negou que haja a possibilidade de prisão do ex-presidente Lula neste momento, mas deixou claro que o processo caminha na busca de outras lideranças políticas relativas ao esquema.
“Não existe neste momento nenhum indicativo de necessidade de prisão de quem quer que seja que não esteja atualmente preso. No entanto, cabe a nós investigar agora qualquer pessoa que não tenha foro privilegiado, se tiver alguma participação”, afirmou.
Mesmo evitando dar informações diretas sobre a investigação que corre em sigilo sobre o ex-presidente, Santos Lima deixou um recado para bons entendedores:
“Temos uma ideia bastante boa e clara de onde podemos chegar, mas esse é um fato sigiloso”.
O procurador falou ainda sobre a participação de Dirceu nos desvios de dinheiro de contratos da Petrobrás, atribuindo ao ex-ministro o papel de “instituidor do esquema”, como responsável por colocar Renato Duque e Paulo Roberto Costa na diretoria da estatal.
Além disso, Santos Lima falou sobre o enriquecimento pessoal de Dirceu, que faturou R$ 39 milhões por meio da JD Consultoria, acrescentando que o ex-ministro recebeu propinas durante as investigações do mensalão, ao longo do julgamento no Supremo Tribunal Federal e até mesmo após ser preso.
“A prisão e a ação, mesmo no Supremo Tribunal Federal, não inibiram o investigado de continuar recebendo dinheiro. Então não acreditamos que a prisão domiciliar vá inibi-lo agora”, afirmou o procurador, explicando os motivos da prisão preventiva.
NOVIDADES DA LAVA JATO: ENQUANTO O JOSE DIRCEU VOLTA PARA A PRISÃO, O EX-DIRETOR DA PETROBRAS SERÁ SOLTO POR ADERIR A DELAÇÃO PREMIADA. A DELAÇÃO DO EX-DIRETOR RENATO DUQUE DEVE INCLUIR O TERCEIRO ESCALÃO DA PETROBRAS E ATE MESMO COLABORADORES TERCEIRIZADOS QUE ATUARAM NO APARELHAMENTO POLITICO NA PETROBRAS. Tão quanto aos caciques petistas, o pessoal do Terceiro Escalão da Petrobras e alguns Consultores Terceirizados que atuaram a serviços do Ex-Diretor Renato Duque e do Pedro Barusco devem estar bastante preocupados com a delação anunciada. Ate o momento, todos estão afastados do processo e são protegidos pela corporação, mas tiveram participações… Read more »
Prezado Assis Pereira, Com relação aos vossos comentários em 03/08/2015 sobre o artigo “PRISÃO DE DIRCEU APROXIMA INVESTIGAÇÕES DE LULA”, gostaria de esclarecer o seguinte: – fui sim gerente de construção à época da gestão Duque/Barusco, atuando nas obras de ampliação das refinarias de Paulínia e São José dos Campos; – desconheço o critério adotado para a seleção das testemunhas pela defesa de Duque, mas acredito ter sido pelo fato acima; – o propósito de testemunhar no processo seria de “falar a verdade”, e não de favorecer o acusado, entendimento este ratificado pelo departamento jurídico da Petrobras. Esclareço ainda que,… Read more »
PRATICAS CORRUPTA A SEREM ESCLARECIDAS PELO RENATO DUQUE NA DELAÇÃO PREMIADA RELATIVO AO APARELHAMENTO POLITICO NA PETROBRAS – RELATO DO ENGENHEIRO ASSIS PEREIRA APOSENTADO NA PETROBRAS. Em 2003, ainda não tinha sido montado o Cartel das Empreiteiras, comandada pelo Presidente Ricardo Pessoa da UTC e da ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, conforme depoimento na atualidade de vários delatores no âmbito da Lava Jato, mas, já havia iniciado o aparelhamento político do Governo e base aliada na Petrobras, culminando naquilo que hoje sabemos fruto das delações premiadas promovidas na investigação Lava Jato. Já percebíamos, naquela oportunidade, a interveniência anormal… Read more »
COMO INCENTIVO A PRISÃO DO ZÉ DIRCEU E A DELAÇÃO DO RENATO DUQUE, SEGUE INFORMAÇÕES RELEVANTES DE UM ENGENHEIRO APOSENTADO DA PETROBRAS QUE TRABALHOU POR 42 ANOS NA PETROBRAS E QUE CONHECE COMO POUCO OS BASTIDORES DA ESTATAL PETROLEIRA: PRIVATIZAÇÃO BRANCA NA PETROBRAS – EXISTE ALTERNATIVA? O plano de desinvestimento de 13,7 bilhões de dólares definido pela Petrobras para o biênio 2015/2016 passa a ser a última alternativa a Estatal na obtenção dos recursos complementares para garantir o equilíbrio financeiro nesse período de forma a tocar seus empreendimentos no Presal em ritmo menos acelerado daquele previsto inicialmente no seu plano… Read more »
Caramba, isso que é tempo pra escrever heimm…..tá querendo serviço na redação do Petronotícias.
Petroleiro ativo da Lava jato?
Tempo e conhecimento é que não falta para um engenheiro aposentado da Petrobras……
Naaaaao…você descobriu nosso segredo! Somos maçons estamos dominando o mundo!!!! Descobriu que somos os TERCEIRIZADOS DO MAU DA PETROBRAS!!!! tomará que não descubra outros segredos. Dominamos mentes! A sua foi dominada e fizemos você escrever essa merd… sobre os maçons. Menos meu amigo…menos!